Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

destaque-coluna-1-sup

Ministro do Meio Ambiente visita empresas automobilísticas em Curitiba


O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, cumpriu agenda em Curitiba nesta segunda-feira. Durante o período da manhã, ele visitou a empresa automobilística da Volvo. Já no período da tarde, ele esteve na fábrica da Renault, na Região Metropolitana da capital paranaense. O objetivo foi conhecer iniciativas que o setor industrial do Estado tem implementado na área de descarbonização e industrialização verde:

O ministro destacou a importância de estar pessoalmente em contato com o setor privado. Ele andou em um dos automóveis e pode conhecer mais dos projetos ambientais das empresas:

Para o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, foi uma honra para Curitiba e Região Metropolitana a presença do ministro:

Joaquim Leite também esteve nas dependências do Sistema Fiep, onde participou de uma reunião com empresários e personalidades ligados ao setor ambiental do Estado. Um dos assuntos discutidos foi a utilização de carros elétricos e híbridos. O ministro ressaltou que o Paraná tem avançado nas políticas ambientais:

Por questões de agenda, o ministro precisou cancelar a visita ao Instituto Senai de Inovação eletroquímica e ao Centro de mobilidade sustentável e inteligente.

Segundo ele, o Ministério do Meio Ambiente tem buscado implantar políticas que estejam alinhadas às necessidades do setor produtivo. “A gente caminha com o setor privado, achando soluções climáticas lucrativas, porque tem que ser lucrativo para o empreendedor, para as pessoas e para a natureza”, disse.

Uma das inciativas em andamento, segundo ele, é a formulação justamente de uma política voltada para o setor automotivo. “Estamos desenhando, junto com o ministro Paulo Guedes (Economia), uma política automobilística sustentável, para conseguir trazer incentivos para essa nova economia, que está ligada à mobilidade urbana e à logística. Queremos desenhar políticas na direção de uma nova economia verde e o setor privado tem que estar junto”, afirmou.

Outra medida destacada por Joaquim Leite foi o programa Metano Zero, que zerou os impostos federais para equipamentos utilizados em usinas de biogás e biometano. “O biometano pode substituir o diesel em veículos pesados, como ônibus, caminhões e tratores. E a redução desses impostos reflete em 11% no custo desses equipamentos. Esse é um belo exemplo de como a gente pode incentivar políticas na direção de uma nova economia verde e geração de emprego verde”, explicou.

BandNews

Curitiba Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-inf Destaque-coluna-3-inf Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria Joaquim Leite Ministro Volvo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!