Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

salvador

Nordeste de Amaralina tem dia sem confrontos após morte de líder do tráfico


Quando um líder de uma área dominada pelo tráfico morre em confronto com a polícia ou facções rivais, logo se pensa: o dia seguinte é de guerra. Depois da morte de Leandro P, comandante do tráfico no Nordeste de Amaralina morto em operação policial em Humildes, distrito de Feira de Santana, o pensamento no bairro não foi diferente. Nesta quinta-feira (18), apesar das vias principais estarem movimentadas, as ruas mais remotas da região amanheceram vazias e silenciosas, com moradores temendo tiroteios.

O que se temia, no entanto, não aconteceu. Durante a manhã e o começo da tarde no Nordeste, nenhuma ação violenta ou tiroteio foram registrados. Desde a quarta-feira (17), quando houve boatos de um toque de recolher, residentes da área afirmam que integrantes do Comando Vermelho (CV) - facção de Leandro que ocupa o lugar do antigo Comando da Paz (CP) -, desmentiram a informação. 

Ainda assim, havia preocupação entre os moradores. "Realmente mandaram dizer que não ia acontecer nada, mas eu saí para comprar pão e já estou voltando. Por enquanto, está tudo tranquilo, mas nunca se sabe quando pode mudar. E aqui é assim, acontece de repente", fala uma moradora, que preferiu não se identificar e recomendou aos familiares que não saíssem de casa ao longo do dia.

Não é só quem vive na área que teve cautela. A Polícia Militar reforçou o efetivo no Nordeste, contando com a presença de agentes da Rondesp Atlântico e unidades do comando de policiamento especializado como a Operação Apolo e o Batalhão de Choque.

Comandante da Rondesp, o Major Valdino Sacramento afirmou que a ação se trata de um esforço conjunto para garantir a segurança. "Nós temos uma cautela em preservar as pessoas de bem que aqui residem e não permitir que criminosos do restante da quadrilha possam realizar qualquer tipo de vandalismo e toque de recolher. Por conta disso, estamos aqui presentes", fala o comandante.

Escolas e postos fechados
Apesar do clima aparente de tranquilidade na loalidade, nesta quinta-feira (18) as 14 escolas da rede municipal e postos de saúde localizados no Complexo não funcionaram ao longo de todo o dia, por medo de possíveis confrontos.

Um funcionário que trabalha em uma das escolas disse à reportagem que as instituições só devem abrir as portas novamente na próxima segunda-feira (22). 


Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) não disse quando as aulas voltam, mas informou que a gestão escolar "achou por bem, manter a suspensão das aulas nas escolas do bairro" (confira a lista das escolas afetadas abaixo). O Colégio Estadual Polivalente do Nordeste de Amaralina também está fechado. A Secretaria Estadual de Educação (Sec) foi procurada para falar sobre o fechamento, mas não retornou.

Os postos de saúde Menino Joel, Sabino Silva e Santa Cruz também não estão funcionando. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os profissionais foram remanejados para demais unidades do distrito sanitário. A previsão da secretaria é de que as atividades sejam normalizadas já nesta sexta-feira (19).

A polícia, porém, garante que, caso as unidades de educação e saúde quisessem retornar ainda na quinta-feira, isso seria possível e seguro. O efetivo tem realizado rondas constantes no local para assegurar que ocorrências violentas não aconteçam.

Apesar disso, o comércio continua funcionando normalmente no bairro. Os ônibus também não foram afetados.

Confira a lista de escolas fechadas nesta quinta-feira (18):

• Anita Barbuda- Fechada
• Zulmira Torres- Fechada
• Neusa Nery - Fechada
• Dália de Menezes-Fechado
• Maria Amália Paiva – Fechada
• Cristo Redentor - Fechada
• Vale das Pedrinhas – Fechada
• Santo André – Fechada
• Cristo é Vida- Fechada
• Pedro Nolasco – Fechado
• Teodoro Sampaio – Fechado
• Jose Calazans –Fechado
• Artur de Sales- Fechada 
• Cmei Vale das Pedrinhas -Fechado

Correio 24 Horas

Salvador

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!