Educação Sociedade

Jantar de Gala no RU fecha Semana de Recepção dos Ingressantes

Por Da Redação

08/08/2022 às 19:30:16 - Atualizado há

A Semana de Recepção aos Ingressantes chegou ao fim na noite desta sexta-feira (5), com o tradicional Jantar de Gala no Restaurante Universitário (RU). Organizado por professores e alunos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), o Jantar contou com cardápio e decoração especiais no RU, além dos shows das bandas londrinenses Abacate Contemporâneo e Orquestra Ouro Verde, que apresentaram canções autorais e clássicos da música brasileira, respectivamente.

Enquanto a ampla maioria dos presentes participou do evento de forma mais “contida”, algumas dezenas de alunos e docentes não deixaram de entrar no clima da festa trajando vestidos e salto alto, assim como blazer, calça e sapato.

Professor do Departamento de Artes Visuais, Kennedy Piau não costuma faltar ao Jantar de Gala. O pesquisador na área de políticas culturais celebra a chegada dos ingressantes desde a primeira edição do evento, no ano 2000. Ele lembra que a ideia surgiu em uma reunião de coordenadores dos cursos de graduação do Ceca, que preparavam um evento especial para os novos alunos.

Professor Kennedy Piau, um dos organizadores do Jantar de Gala no RU (Agência UEL)

“Na discussão, uma aluna propôs um churrasco e o professor Bira Senatore, do Departamento de Artes, falou "nossa, que coisa mais feijão com arroz, vamos fazer uma coisa diferente, arte tem que ser glamouroso, chique. Vamos fazer um jantar de gala". E o professor Amauri (Araújo Artes Cênicas) estava perto e sugeriu o Restaurante Universitário. Todo mundo gostou de ideia”, conta.

Um acontecimento coletivo

Falecido aos 59 anos em junho do ano passado, o professor Bira Senatore e os demais criadores do Jantar de Gala assistiram ao evento extrapolar a proposta original e ser “absorvido” pelos demais centros da Universidade. “Tornou-se um happening (acontecimento) coletivo. Estão todos muito motivados para voltar a fazer com que a UEL seja um espaço privilegiado de sociabilidade, encontro e celebração. Mas, também, com a perspectiva política porque o que está marcado neste evento é a campanha contra o racismo e pela diversidade. Então, que possamos fazer o que chamamos de "manifestança", um manifesto com festa”, define Piau.

Ingressante do curso de Letras-Inglês, Renata Santos Ferreira se destacou na multidão ao usar um vestido vermelho. Ao lado dos novos amigos, a jovem se surpreendeu ao saber que ainda nem era nascida quando da primeira edição da festa. Diante da campanha Antes de Tudo #EuRespeito, concordou que a festa também pode ser um momento para se reforçar este posicionamento. “É muito importante os jovens se envolverem com política desde agora”, diz. 

A reitora da UEL, Marta Favaro, avaliou que a Semana de Recepção dos Ingressantes foi extremamente positiva, uma vez que muitas ações solidárias foram realizadas pelos colegiados. “Conseguimos mobilizar uma energia muito boa na Universidade em todos os cursos. Tivemos atividades das mais variadas, desde as atividades solidárias, culturais, um acolhimento àqueles que estão chegando. Então, encerramos bem.” 

Fonte: O Perobal
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo