Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

DIA A DIA

Cidade da RMC pode anular mais de 70 mil multas de trânsito


Dados levantados pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande mostram que as infrações subiram quase 10 vezes entre os anos de 2020 e 2021. O momento mais crítico teria acontecido entre setembro e dezembro de 2021. Apenas no mês de setembro, 26.438 multas foram aplicadas, um aumento de 9.755% em relação ao mês de agosto, quando fora 271 infrações.

O caminhoneiro Jamir Possamai, de 60 anos, diz que a população sempre estranhou que algo estivesse errado. “Eu tenho dois carros e recebi três multas em outubro, uma no meu carro e duas no da minha esposa. Elas aconteceram porque os radares estavam descalibrados, teve gente que passou a 40 km/h, mas contabilizou 60 km/h. Muita gente foi prejudicada e conheço motoristas que perderam a carteira por causa disso. No meu caso, entrei com recurso e estou esperando. Simplesmente não tem como eu passar a 60 km/h perto na BR no horário de pico”, comenta.

Com a aprovação do projeto, a anulação das multas e dos pontos na CNH aconteceria automaticamente.

De acordo com o prefeito Marco Marcondes, o assunto vinha revoltando a população e a Faztrans confirmou que os radares contrariam o Código de Trânsito Brasileiro. “Os radares foram colocados sem finalização, a menos de 500 metros de distância um do outro e sem a tecnologia divulgada. Sensibilizada com todos os erros, com a indústria da multa comprovada por números, entramos em um denominador comum para enviar o projeto para a Câmara. Na cidade, praticamente todo mundo que tem carro foi multado, incluindo eu e minha família”, explica.

Marcondes conta que os vereadores da cidade participaram da elaboração do projeto, o que deve facilitar a aprovação na Câmara.

Mas e se eu paguei?

Questionado sobre os motoristas que já pagaram as multas, Marcondes afirma que eles serão ressarcidos com a aprovação do projeto. “Um formulário será disponibilizado para preenchimento no site da prefeitura para solicitar o ressarcimento. Mas, para aqueles que não pagaram, a anulação é automática”, concluiu o prefeito de Fazenda Rio Grande.

A expectativa é de votação ainda neste início de semana.

Nosso Dia

DIA A DIA

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!