Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esportes

Curitiba recebe a largada do Brasileiro Feminino de Rugby Sevens


Após o sucesso do Campeonato Brasileiro de Rugby XV, as atenções do rugby feminino se voltam para o início do Super Sevens, o Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens. A competição começa neste sábado (6) e termina no dia 4 de dezembro.

O Super Sevens é disputado no formato de circuito, com um total de seis etapas. A 1ª divisão conta com oito clubes que disputarão todas as etapas. Ao final do circuito, o último colocado será rebaixado.

Jogarão pelo título nacional: Bandeirantes Saracens (SP), Curitiba (PR), Delta (PI), Desterro (SC), Leoas de Paraisópolis (SP), Melina (MT), Niterói (RJ) e São José (SP), totalizando seis estados e quatro regiões representadas.

Cada etapa terá ainda as disputas da 2ª divisão adulta e do juvenil, cada uma contando com três etapas. O circuito da segunda divisão premiará o campeão com a promoção à primeira divisão de 2023. Ao todo, seis clubes de três estados diferentes disputarão todas as etapas: Goianos (GO), Pasteur (SP), Jacareí (SP), USP (SP), Rio Rugby (RJ) e Grêmio Náutico Maricá (RJ).

Termômetro da temporada

A primeira etapa será em Curitiba, no campo do Curitiba Rugby Clube, no Paraná Esporte (rua Pastor Manoel Virginio de Souza, 1020 – Capão da Imbuia), com entrada livre.

A 1ª divisão traz confrontos que ganham em qualidade e rivalidade saudável a cada ano. Na primeira etapa, as paulistanas do Band Saracens, campeão brasileiro de 2019, e as fluminenses do Niterói, campeão brasileiro de 2018, estão na mesma chave, ao lado do Desterro, de Florianópolis, campeão nacional pela última vez em 2014, e as Leoas de Paraisópolis, de São Paulo, recém promovidas da segunda divisão.

No outro grupo está o Melina, de Cuiabá, atual campeão brasileiro, encarando as anfitriãs do Curitiba, campeãs nacionais pela última vez em 2016, além das paulistas do São José, campeãs paulistas de 2017, e do Delta, do Piauí, representante do Nordeste na competição.

Retrospectiva

Em 2021, o time mato-grossense do Melina, de Cuiabá (MT), se tornou o primeiro clube fora do eixo Sul-Sudeste a vencer o maior título de sevens feminino do rugby brasileiro. Os outros vencedores são: SPAC (SP), com 5 títulos; Niterói (RJ), com 4 títulos; Desterro (SC), também com 4 conquistas; Curitiba (PR), com 2 títulos; Charrua (RS) e Band Saracens (SP), ambos com 1 conquista cada.

2ª Divisão

A 2ª divisão do Super Sevens será disputada no formato de todos contra todos, em pontos corridos. Ou seja, os seis clubes se enfrentarão e o primeiro colocado ficará com o título da etapa.

A divisão conta com três clubes paulistas, Pasteur e USP, da Capital, e Jacareí; dois clubes fluminenses, sendo Rio Rugby, da Capital, e Grêmio Náutico Maricá, da Região dos Lagos; ao passo que Goiás será representado pelo Goianos.

Espaço Nina

A etapa de Curitiba ainda contará com ações do Projeto NINA, projeto da Brasil Rugby voltado para o desenvolvimento do rugby juvenil feminino. A exemplo do que aconteceu na Copa Cultura Inglesa de 2021, o espaço promoverá integração e convivência entre as mulheres do rugby nacional. As interessadas no projeto poderão procurar a barraca do Projeto NINA para conhecer mais.

1ª divisão

2ª divisão

Massa News

Curitiba Esportes Paraná Brasileiro Feminino Rugby Sevens Campeonato Brasileiro De Rugby Campeonato Brasileiro De Rugby Feminino Rugby Sevens Rugby Sevens Feminino Super Sevens Super Sevens Curitiba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!