Geral tá sabendo

O que fazer para prevenir o risco de morte durante ou após atividade física intensa?

Por Da Redação

05/08/2022 às 21:12:21 - Atualizado há

Clínicas especializadas em medicina do esporte fazem também um tipo de avaliação mais sofisticada, em que a aceleração dos batimentos cardíacos das pessoas é estimulado no laboratório para que seja avaliada a ocorrência de problemas como dores no peito e falta de ar.

“Alguns países adotam uma série de exames de rotina, como eletrocardiograma e ecocardiograma, e hoje se usa muito também o teste cardiopulmonar do exercício, em que o batimento cardíaco é elevado em laboratório para ver se a pessoa tem pressão baixa, dor no peito. É muito usado entre os atletas. Hoje, existe uma série de ferramentas para o atleta amador que quer praticar atividade física mais intensa”, afirma o cardiologista Cláudio Domênico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Mas não podemos esquecer que, depois dos 50 anos, a ocorrência de problemas coronarianos, como a obstrução das artérias, é mais frequente.”

"É bom saber o que você pode ou não pode fazer"

De forma geral, concordam os especialistas, pessoas sem sintomas ou prognósticos que pretendam se exercitar de forma leve ou moderada não precisam fazer exames médicos. É consenso que os exercícios, na maioria dos casos, são positivos para a saúde. As pessoas, entretanto, devem estar atentas a eventuais sinais de problema, como dor no peito e falta de ar. Neste caso, a recomendação é interromper o exercício imediatamente e procurar um especialista.

“A mensagem importante é que o que mata mais é não fazer exercício. O exercício previne a mortalidade por todas as causas e, em princípio, todo mundo pode fazer”, afirmou o médico Luis Fernando Correia, do American College of Physicians. “Agora, a avaliação pode ser importante para determinar eventuais limitações, não só cardiovasculares, mas também outras, como ortopédicas e respiratórias. É bom saber o que você pode ou não pode fazer.”

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo