Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Paraná tem 36 casos de varíola dos macacos


O Paraná atingiu a marca de 36 casos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. Pela primeira vez, foi confirmado um caso fora de Curitiba. Até então, todos os casos estavam concentrados na capital paranaense.

Neste cenário, a estratégia da Secretaria de Estado da Saúde é estruturada em dois focos: informação sobre a doença e isolamento de casos suspeitos ou confirmados. É o que explica a chefe do Centro de Informações Estratégicas de, Paula Lindner.

A varíola dos macacos é uma doença viral, transmitida entre humanos principalmente por contato pele com pele. A forma mais comum de infecção é tendo contato direto com as lesões na pele, por exemplo, por meio do contato sexual.

Como prevenção, a SESA recomenda que gestantes utilizem a máscara. Paula explica que ainda não se sabe ao certo como a doença pode afetar mulheres grávidas.

Além das erupções na pele, que podem surgir de forma pouco numerosa, outros sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e fadiga. Em caso de suspeita de varíola dos macacos, a recomendação é de isolamento até que as lesões cicatrizem. O prazo estimado pela SESA é de 14 dias.


BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-1-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-menor-2-editoria Saúde Varíola Dos Macacos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!