SaĂșde

Entenda o que é HIIT, treino que traz condicionamento físico mais rápido

Por Notícias Ao Minuto

05/08/2022 às 09:04:17 - Atualizado hĂĄ
Notícias Ao Minuto

O método consiste em treinos de curta duração, intervalados entre atividades de alta e baixa intensidade. Em uma parte a frequĂȘncia cardĂ­aca pode chegar ao seu limite mĂĄximo, enquanto em outras, com a metade do tempo ou a mesma duração, os exercĂ­cios são feitos em menor intensidade ou o indivĂ­duo pode até mesmo se recuperar parado, explica a educadora fĂ­sica FĂșlvia Gobatto, professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Por exemplo: alguém faz um minuto de corrida intensa e, depois, caminha por 30 segundos. "É um treino bem antigo, que é originalmente praticado por atletas profissionais, mas se disseminou para diferentes populações. O HIIT pode ser usado com qualquer tipo de atividade cĂ­clica, como natação, corrida, ciclismo e remo", afirma Gobatto.

Com sessões mais curtas, o HIIT traz benefĂ­cios para o organismo por causar alterações fisiológicas. Para se recuperar depois do esforço, o corpo gasta energia em repouso para restabelecer suas condições adequadas.

E o menor tempo de duração facilita o encaixe no dia a dia. Por isso, o HIIT é uma opção para quem tem uma rotina corrida, mas quer sair do sedentarismo.

"Acredito que o maior benefĂ­cio é a alteração mais rĂĄpida na aptidão cardiorrespiratória", diz a educadora fĂ­sica Valéria Panissa, professora da EEFE-USP (Escola de Educação FĂ­sica e Esporte da Universidade de São Paulo).

Isso é explicado pelo maior consumo de oxigĂȘnio nas sessões, o que leva o indivĂ­duo a aprimorar seu condicionamento fĂ­sico de forma antecipada. Pesquisas mostram seus benefĂ­cios na reabilitação cardĂ­aca.

Em uma investigação publicada no Jama Cardiology, cientistas compararam a eficĂĄcia do treinamento intervalado de alta intensidade com os exercĂ­cios moderados de longa duração em pacientes com doença arterial coronariana.

O HIIT foi feito com quatro tiros de quatro minutos cada, com intervalos de trĂȘs minutos. JĂĄ os exercĂ­cios moderados eram realizados em sessões de 40 minutos. Nos dois casos, as atividades eram praticadas trĂȘs vezes por semana.

Após quatro semanas de acompanhamento dos voluntĂĄrios, os autores constataram que o método de alta intensidade aumentou sua capacidade respiratória em 10%, enquanto o outro grupo sofreu um aumento de apenas 4%.

"Para a população geral que estĂĄ precisando de uma melhora na saĂșde, ele antecipa esse bom condicionamento. A pessoa vĂȘ a melhora em pouco tempo, como se sentir menos ofegante para subir uma escada, por exemplo", afirma Panissa.

Ajuda a emagrecer mais rĂĄpido? Quando se trata de emagrecimento, ainda hĂĄ um imbróglio entre os cientistas. Panissa conta que até pouco tempo atrĂĄs estudos vinculavam o HIIT a um maior gasto calórico e de perda de peso em relação a atividade fĂ­sica moderada. "Mas novas pesquisas mais controladas foram saindo e hoje sabemos que isso não é verdade", contextualiza a pesquisadora.

JĂĄ Gobatto relata que isso ainda não é consenso no meio acadĂȘmico. De acordo com ela, cientistas perceberam que ao comparar o gasto energético de exercĂ­cios intervalados de alta intensidade com sessões moderadas mais longas faziam uma falsa equivalĂȘncia.

"Como o HIIT é um quebra cabeça que pode ser manipulado de diversas formas, para fazer essa comparação temos que olhar a intensidade no estĂ­mulo mais alto, quanto tempo a pessoa ficou ali, a intensidade que ela estava na pausa e somar tudo isso", explica a pesquisadora. Em outras palavras, os estudos mais antigos não levavam em consideração as nuances do método ao fazer a comparação.

Uma pesquisa publicada em 2017 no periódico cientĂ­fico da Federação Mundial da Obesidade revisou 28 trabalhos que comparavam os dois métodos durante quatro semanas. Os autores constataram que não havia diferença no gasto calórico e na perda de massa entre eles.

Outro estudo, publicado no ano seguinte na mesma revista, analisou o efeito em pessoas acima do peso ou com obesidade e chegou a mesma conclusão.

Por outro lado, uma nova revisão de 18 ensaios controlados publicada no British Journal of Sports Medicine comparou a prĂĄtica de HIIT com exercĂ­cios moderados ao longo de 12 semanas. A anĂĄlise revelou que cada minuto de atividade intervalada de alta intensidade queimava 0,13 gramas de gordura a mais.

Cuidados ao praticar Quem deseja começar este tipo de treino deve ter os mesmos cuidados do que qualquer outra atividade fĂ­sica, principalmente se for sedentĂĄrio: consultar um médico previamente e buscar acompanhamento de um educador fĂ­sico.

Panissa ressalta que aqueles com problemas de articulação ou que estejam acima do peso podem ter mais dificuldade na execução devido à alta intensidade.

"Para indivĂ­duos que não estão habituados e mesmo aqueles com doenças crônicas como obesos, cardĂ­acos e diabéticos, o estĂ­mulo precisa ser gradativo e a enfermidade estar controlada", complementa Gobatto, da Unicamp.

As sessões de HIIT devem ser distribuĂ­das ao longo da semana e serem feitas de duas a trĂȘs vezes no perĂ­odo. Desta forma, o praticante corre menor risco de inflamações e lesões.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo