Geral Destaque

Onde a morte de al-Zawahiri deixa a Al-Qaeda e o que diz sobre o contraterrorismo dos EUA?

Por Da Redação

03/08/2022 às 12:44:25 - Atualizado há

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site The Conversation

Por Haroro J. Ingram, Andrew Mines e Daniel Milton

Ayman al-Zawahiri, líder da Al-Qaeda e conspirador dos ataques terroristas de 11 de setembro, foi morto em um ataque de drone na cidade afegã de Cabul, segundo o governo dos EUA.

Al-Zawahiri foi o sucessor de Osama Bin Laden, e a morte dele marcou “mais uma medida de fechamento” para as famílias dos mortos nas atrocidades de 2001, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, durante comentários televisionados em 1º de agosto de 2022.

A operação ocorreu quase um ano depois que as tropas americanas deixaram o Afeganistão após décadas de combates no país.

Ayman al-Zawahiri, ex-líder da Al-Qaeda (Foto: Wikimedia Commons)
Quem foi Ayman al-Zawahiri?

Ayman al-Zawahiri era um jihadista nascido no Egito que se tornou o principal líder da Al-Qaeda em 2011, depois que seu antecessor, Osama Bin Laden, foi morto por uma operação dos EUA. A ascensão de al-Zawahiri ocorreu após anos em que a liderança da Al-Qaeda foi devastada por ataques de drones dos EUA no Paquistão. O próprio Bin Laden vinha lutando nos anos que antecederam sua morte para exercer controle e unidade em toda a rede global de afiliadas da Al-Qaeda.

Al-Zawahiri sucedeu Bin Laden apesar de uma reputação mista. Embora tivesse uma longa história de envolvimento na luta jihadista, era visto por muitos observadores e até jihadistas como um orador lânguido sem credenciais religiosas formais ou reputação no campo de batalha.

Sem o carisma de seu antecessor, a imagem de al-Zawahiri como líder não foi ajudada pela tendência de embarcar em discursos longos, sinuosos e muitas vezes desatualizados. Al-Zawahiri também lutou para abalar os rumores de que ele era um informante de prisão enquanto esteva detido no Egito e, como o autor e jornalista Lawrence Wright detalhou, agiu como uma barreira entre o jovem Bin Laden e seu mentor, Abdullah Azzam.

A influência de Al-Zawahiri diminuiu ainda mais durante uma série de revoltas populares conhecidas como Primavera Árabe que varreram o norte da África e o Oriente Médio, quando parecia que a Al-Qaeda havia sido marginalizada e incapaz de explorar efetivamente a eclosão da guerra na Síria e no Iraque. Para analistas e simpatizantes, al-Zawahiri parecia simbólico de uma Al-Qaeda que estava desatualizada e rapidamente sendo eclipsada por outros grupos que já ajudaram no cenário global, principalmente o Estado Islâmico (EI).

Mas, com o colapso do califado do grupo Estado Islâmico em 2019, o retorno ao poder no Afeganistão do aliado da Al Qaeda, o Taleban, e a persistência de afiliados da Al-Qaeda, especialmente na África, alguns especialistas argumentam que al-Zawahiri guiou a Al-Qaeda através seu período mais desafiador e que o grupo continua sendo uma ameaça potente. De fato, um alto funcionário do governo Biden disse à Associated Press que, no momento de sua morte, al-Zawahiri continuava a fornecer “direção estratégica” e era considerado uma figura perigosa.

Onde a morte dele deixa a Al-Qaeda?

Matar ou capturar os principais líderes terroristas tem sido uma ferramenta fundamental de contraterrorismo por décadas. Tais operações removem líderes terroristas do campo de batalha e forçam lutas de sucessão que perturbam a coesão do grupo e podem expor vulnerabilidades de segurança. Ao contrário do Estado Islâmico, que tem práticas claras de sucessão de liderança que exibiu quatro vezes desde a morte de seu fundador Abu Musab al-Zarqawi, em 2006, as da Al-Qaeda são menos claras. O sucessor de Al-Zawahiri será apenas o terceiro líder do movimento desde sua formação em 1988.

O principal candidato é outro egípcio. Ex-coronel do exército egípcio e, como al-Zawahiri, membro da Jihad Islâmica Egípcia, afiliada da Al-Qaeda, Saif al-Adel está ligado aos atentados de 1998 às embaixadas dos EUA na Tanzânia e no Quênia, que lançaram a Al-Qaeda como um ameaça jihadista global. Sua reputação como especialista em explosivos e estrategista militar lhe rendeu uma posição forte dentro do movimento Al-Qaeda. Várias outras possibilidades estão por trás de al-Adel, com um relatório recente do Conselho de Segurança da ONU identificando vários possíveis sucessores.

De qualquer forma, argumentaríamos que a Al-Qaeda está em uma encruzilhada. Se o sucessor de al-Zawahiri for amplamente reconhecido como legítimo tanto pelo núcleo da Al-Qaeda quanto por seus afiliados, isso poderá ajudar a estabilizar o movimento. Mas qualquer ambiguidade em torno do plano de sucessão pode ver a autoridade do novo líder desafiada, o que, por sua vez, pode fraturar ainda mais o movimento.

Evidências sugerem que a presença da Al-Qaeda como um movimento global sobreviverá à morte de al-Zawahiri, assim como aconteceu após a de Bin Laden. A rede tem visto uma série de sucessos recentes. Aliado de longa data, o Taleban assumiu com sucesso o controle do Afeganistão com a ajuda da Al-Qaeda no subcontinente indiano – uma afiliada que agora está expandindo suas operações no Paquistão e na Índia. Enquanto isso, as afiliadas em todo o continente africano – do Mali e da região do Lago Chade à Somália – continuam sendo uma ameaça, com algumas expandindo para além de suas áreas tradicionais de operação.

Outras afiliadas, como a Al-Qaeda do grupo sediada no Iêmen na Península Arábica, permanecem leais ao núcleo e, de acordo com a equipe de monitoramento da ONU, desejam reviver ataques no exterior contra os EUA e seus aliados.

Agora, o sucessor de al-Zawahiri procurará manter a fidelidade dos afiliados da Al-Qaeda, enquanto ela se esforça para permanecer uma ameaça potente.

O que isso nos diz sobre as operações dos EUA no Afeganistão sob o Talibã?

A retirada americana do Afeganistão em agosto de 2021 levantou questões sobre se os EUA poderiam manter a pressão sobre a Al-Qaeda, EI-K (Estado Islâmico-Khorasan)e outros militantes no país.

Autoridades dos EUA explicaram que uma estratégia “além do horizonte” – lançar ataques cirúrgicos e operações especiais de fora de qualquer Estado – permitiria aos EUA lidar com problemas que surgiram, como ataques terroristas e o ressurgimento de grupos.

Mas muitos especialistas discordaram. E, quando um ataque errôneo de drone dos EUA matou sete crianças, um trabalhador humanitário empregado nos EUA e outros civis no outono passado, essa estratégia ficou sob forte escrutínio.

Mas, para aqueles que duvidavam se os EUA ainda tinham o desejo de perseguir os principais terroristas no Afeganistão, o assassinato de al-Zawahiri dá uma resposta clara. Esse ataque supostamente envolveu vigilância de longo prazo de Zawahiri e sua família e uma discussão robusta dentro do governo dos EUA antes de receber a aprovação presidencial. Biden afirma que foi realizado sem vítimas civis.

Ao mesmo tempo, os EUA levaram 11 meses para atingir seu primeiro alvo de alto valor no Afeganistão sob o Taleban. Isso contrasta com as centenas de ataques aéreos executados nos anos anteriores à retirada dos EUA.

O ataque ocorreu em um bairro de Cabul povoado por altas figuras do Taleban. O esconderijo em si pertencia a um assessor sênior de Sirajuddin Haqqani, um terrorista procurado pelos EUA e um dos principais líderes do Taleban.

Ajudar e ser cúmplice de al-Zawahiri foi uma violação do acordo de Doha, segundo o qual o Taleban concordou em “não cooperar com grupos ou indivíduos que ameaçam a segurança dos Estados Unidos e seus aliados”. As circunstâncias do ataque sugerem que, se os EUA quiserem realizar operações além do horizonte eficazes no Afeganistão, não poderão contar com o apoio do Taleban.

O ataque a al-Zawahiri também nos diz pouco sobre se a estratégia pós-retirada dos EUA pode conter outros grupos jihadistas na região, como o EI-K, que se opõe veementemente ao Taleban e se expande no Afeganistão.

De fato, acreditamos que, se mais jihadistas perceberem que o Taleban é fraco demais para proteger os principais líderes da Al-Qaeda e seus afiliados, enquanto ao mesmo tempo incapaz de governar o Afeganistão sem a ajuda dos EUA, muitos podem considerar o EI-K como o melhor escolha.

Essas e outras dinâmicas falam sobre os muitos desafios de buscar um contraterrorismo além do horizonte no Afeganistão hoje, que provavelmente não será resolvido por ataques ocasionais de drones e assassinatos de alto nível.

Leia mais artigos em A Referência

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo