Saúde Agência de Segurança da Saúde do Re

Covid: "Moderna e Pfizer vão iniciar testes da vacina contra a BA.5 ", garante especialista

Por Isto É Dinheiro

02/08/2022 às 02:34:18 - Atualizado há
Isto É Dinheiro

A Moderna e a Pfizer ainda não iniciaram os ensaios clínicos para as novas vacinas contra a Covid-19 que vão ter por alvos as variantes BA.4 e BA.5 do coronavírus mas é previsível que possam chegar no início do próximo ano.

Em junho, a Food and Drug Administration (FDA) recomendou que a próxima geração de vacinas da Covid-19 tenha abordagem "bivalente" que visasse tanto a versão original do SARS-CoV-2 e as subvariantes BA.4 e BA.5.

Segundo um porta-voz da Pfizer, os ensaios clínicos para a vacina, que está sendo desenvolvida com a BioNTech, será realizado "num futuro próximo" – a farmacêutica anunciou esta semana o lançamento de um ensaio de Fase 2. A Moderna também tem um reforço bivalente que visa a BA.1 em desenvolvimento e planeja lançar em breve um ensaio clínico para um reforço que inclui BA.4/5. "Estamos discutindo os detalhes do teste com a FDA", assegurou um porta-voz da Moderna. "O estudo será estruturado de forma semelhante a outros estudos de variantes de preocupação."

A BA.5, que agora é a variante mais dominante do vírus em circulação, é a forma mais transmissível de SARS-CoV-2 até ao momento e tem impulsionado o aumento de novos casos – os EUA estão em média cerca de 127 mil novos casos todos os dias – e a subvariante Ômicron também está por trás do aumento nas hospitalizações.

"Este vírus continuou a se mostrar mais do que um inimigo formidável, com variantes de preocupações surgindo, cada uma com um pouco de transmissibilidade aprimorada", explicou Anthony Fauci, principal conselheiro médico do presidente Biden. "Como sabemos disso? Continua a superar as variantes anteriores, como estamos a começar a ver agora como o BA.5 é altamente transmissível. Agora, são claramente necessárias abordagens inovadoras para induzir uma proteção ampla e durável contra os coronavírus, conhecidos e desconhecidos."

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo