Geral Segurança

Polícia Militar intensifica atuação na área rural de Piraí do Sul

Por Da Redação

28/07/2022 às 17:00:21 - Atualizado há

DA REDAÇÃO – Comandada pelo tenente-coronel Marcos Ginoti Pires, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa, a PM tem intensificado desde o começo deste mês a atuação na área rural dos municípios de Piraí do Sul, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Arapoti e Sengés.

Com duas modalidades em atividade, de policiamento rural e a patrulha rural, a ação tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo em distritos e estradas rurais e realizar ações preventivas e repressivas em pontos e localidades por meio de patrulhamentos, bloqueios, visitas preventivas às propriedades e demais demandas da segurança pública. A operação também busca aproximar a população com os policiais nos distritos mais afastados dos centros urbanos.

O policiamento no campo previne e reprime a incidência de furto e roubo a cooperativas e propriedades rurais, otimizando o tempo de resposta nestas regiões. Também tem como foco auxiliar nas ações preventivas de segurança pública no enfrentamento aos crimes violentos contra o patrimônio ou em locais que precisam de resposta rápida.

Policiamento Rural – Na região, as cidades de Piraí, Jaguariaíva, Sengés e Arapoti recebem a visita semanal de dois policiais que pelo período de 6 horas visitam as propriedades rurais, fazendo o cadastro dos moradores e conversando com a comunidade sobre a necessidade relacionada à segurança pública dessas localidades.

Patrulha Rural – Esse trabalho conta com viatura específica efetiva que se desloca de Ponta Grossa para atuação na área rural dos municípios atendidos. Com armamento longo a disposição, os policiais envolvidos no programa passaram por um curso de qualificação na capital do estado, onde foram preparados para atuar com respostas rápidas efetivas a qualquer tipo de infração ou ato criminoso, de maior ou menor potencial ofensivo.

Segundo a Polícia Militar, a iniciativa estreita o relacionamento da corporação com o morador do campo, além de já ter contribuído com a diminuição da criminalidade nestes locais.

Números – Entre os dias 1 e 15 de julho, o patrulhamento motorizado da Operação Segurança Rural, lançada pela Polícia Militar do Paraná em caráter permanente, como uma nova política pública, percorreu cerca de 47 mil quilômetros por estradas rurais em todo o Estado. Foram abordadas 2.490 pessoas e 896 veículos, com 12 flagrantes, 22 pessoas presas e apreensão de um adolescente.

A fiscalização resultou na apreensão de 4.400 kg de maconha, 76 gramas de cocaína, sete armas de fogo e 49 munições. Seis veículos roubados foram recuperados, dez veículos foram autuados e outros oito foram recolhidos.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo