SaĂșde Covid-19

Varíola dos macacos é emergência de saúde pública de interesse internacional, diz OMS

Por Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

25/07/2022 às 13:33:25 - Atualizado hĂĄ

A varĂ­ola dos macacos é agora uma emergĂȘncia de saĂșde pĂșblica de interesse internacional, segundo a OMS (Organização Mundial da SaĂșde). No anĂșncio, feito no sĂĄbado (23), em Genebra, o diretor-geral da agĂȘncia da ONU, Tedros Ghebreyesus, listou as razões que levaram a determinar a medida. A primeira delas são informações recebidas dos paĂ­ses, mostrando que o vĂ­rus se espalhou rapidamente para vĂĄrias nações que antes não tinham casos.

HĂĄ um mĂȘs, 47 paĂ­ses notificaram 3.040 infectados à OMS. Atualmente, mais de 16 mil pacientes foram confirmados por 75 nações. Cinco mortes jĂĄ foram provocadas pelo vĂ­rus, que se alastra através do contacto próximo com um paciente.

Tedros Ghebreyesus contou ainda que foram observados trĂȘs critérios para se declarar a varĂ­ola dos macacos uma emergĂȘncia de saĂșde pĂșblica de interesse internacional. A decisão não é tomada desde a escalada do surto de Covid-19, em 2020.

Macaco: transmissão da doença parte do animal (Foto: danimeili/Pixabay)


O chefe da OMS disse ainda que o ComitĂȘ de EmergĂȘncia da OMS não chegou a um consenso sobre os princĂ­pios cientĂ­ficos, mas provas e outras informações disponĂ­veis ainda são insuficientes e deixam muitas incógnitas sobre a questão. Por Ășltimo, ele apontou o risco existente para a saĂșde humana, para a disseminação internacional e para o potencial de interferĂȘncia no trĂĄfego internacional.

Pela avaliação da OMS, o risco de expansão da doença é moderado em nĂ­vel global, exceto na região europeia, onde é alto. Ghebreyesus destacou que o surto se espalhou rapidamente pelo mundo através de novos modos de transmissão, sobre os quais se entende muito pouco e que atendem aos critérios do Regulamento SanitĂĄrio Internacional.

O anĂșncio é acompanhado de recomendações para paĂ­ses que ainda não relataram um caso por mais de 21 dias. Em segundo lugar, ele apontou nações que relataram casos recentemente importados e veem passando pela transmissão entre humanos.

Entre as indicações para estas realidades estão a necessidade de se implementar uma resposta coordenada para interromper a transmissão e proteger grupos vulnerĂĄveis, engajando e protegendo comunidades afetadas.

A OMS pede ainda que se intensifiquem medidas de vigilĂąncia e saĂșde pĂșblica e sejam fortalecidos gestão clĂ­nica, prevenção e controle de infecções em hospitais e clĂ­nicas.

Outra sugestão da agĂȘncia é a de que estas nações acelerem a pesquisa sobre o uso de vacinas, do tratamento e de outras ferramentas e possam seguir as recomendações sobre viagens internacionais.

O terceiro grupo de paĂ­ses integra aqueles onde a transmissão ocorra entre animais e humanos e o quarto os que contam com uma capacidade de fabricação de recursos como testes diagnósticos, vacinas e terapĂȘuticas.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo