08/10/2019 às 12h18min - Atualizada em 08/10/2019 às 12h18min

​Transformação digital: mudança é urgente

Não perca o bonde da história!

Por Ventura Comunicação - Luciana Pombo
A transformação digital é essencial para o seu negócio não ser levado pela concorrência a curto prazo. Por isso, não há tempo para esperar. Passou da hora de investir e aplicar suas fichas em marketing nas redes sociais. A verdade é que já estamos no epicentro de uma revolução 4.0, na qual objetos conectados facilitam a vida das pessoas e muitos gestores ainda não atentaram para a necessidade de fazer da tecnologia uma aliada para o desenvolvimento dos negócios.

Um estudo do IDC feito com gestores de tecnologia de mais de 100 grandes companhias mostrou que um quarto das empresas ignoram a transformação digital. Ou seja, 25% das empresas estão literalmente atrasadas. Elas não utilizam a aplicação de recursos tecnológicos para gerar mais eficiência produtiva, reduzir custos, melhorar serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, gerar uma melhor experiência para os seus clientes.

Muitos se consideram fora dessa estatística por pensarem, de forma equivocada, que a transformação digital envolve, apenas, a criação de aplicativos, websites, implementação de novos sistemas ou ações de marketing intempestivas. Na realidade, a mudança é mais complexa do que isto. É preciso investir em recursos tecnológicos, treinar pessoas e mudar processos sem parar o andamento dos negócios. Ou terceirizar esse setor, contratando uma agência de marketing digital e de conteúdo.

O serviço de táxi é outro exemplo atual da mudança de cenário que a transformação digital tem provocado. Historicamente, os taxistas detiveram a permissão da lei para transportar pessoas em veículos particulares, porém sem olhar para a melhoria na qualidade do serviço oferecido ou melhor eficiência do serviço. Em pouco menos de dez anos, a Uber, uma empresa até então não regulamentada pelas leis da época, chegou com um serviço de melhor qualidade e inovou no sistema de precificação, pagamento e atendimento, tudo com base digital. O sucesso da empresa inovadora fez os taxistas saírem da sua zona de conforto ao verem a demanda pelos serviços diminuírem. É isto que você quer para sua empresa? Para o seu setor?

A construção de uma cultura de transformação digital em uma empresa, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso seguir uma metodologia que guia o processo de transformação. A aplicação dessa metodologia varia de acordo com os estágios de maturidade digital de cada negócio.

A transformação digital muda a relação entre empresa e cliente. Uma empresa que conseguiu atingir um nível de maturidade digital pode dizer que utiliza informações contextuais do cliente para oferecer uma experiência relevante naquele momento. O uso dessas informações vai muito além da entrega de anúncios no Facebook. Por isto, um profissional com vasta experiência na área é fundamental.
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)

Qual melhor governador que o Paraná teve?

28.8%
28.8%
2.3%
6.2%
4.5%
14.7%
2.3%
11.9%
0.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp