Breaking News

Uma atrás da outra: Decreto federal extingue Divisão de Mudança do Clima

Um decreto do governo federal extinguiu a Divisão da Mudança do Clima e a Subsecretaria Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores. Para dizer que não se falará do tema, foi criado o Departamento de Meio Ambiente, a quem compete “propor diretrizes de política externa no âmbito internacional relativas ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável, à proteção da atmosfera, à Antártida, ao espaço exterior, à ordenação jurídica do mar e seu regime, à utilização econômica dos fundos marinhos e oceânicos e ao regime jurídico da pesca”. O que tem a ver uma coisa com a outra?

Esse departamento estará abrigado na recém-criada Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania. Antes das alterações, a divisão representava o Brasil em fóruns internacionais e tinha como meta contribuir para a definição de políticas nacionais que contemplassem os compromissos internacionais de proteção ambiental. Mas para o governo Jair Bolsonaro, a defesa ambiental é política e prática de esquerda. Como é política e prática de esquerda a defesa pela escola pública e de qualidade. Aliás, vale lembrar que a área de mudanças climáticas também foi extinta no Ministério do Meio Ambiente.

Também foram extintos os departamentos de Temas Científicos e Tecnológicos, o de Energia e o de Sustentabilidade Ambiental. Como assim o de energia? Pois bem, vamos lá. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a “defesa da mudança do clima” é “basicamente uma tática globalista de instilar o medo para obter mais poder.”

Com a palavra, os ambientalistas e os estudiosos de energias alternativas!

Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *