notícias, política

Uma atrás da outra: Decreto federal extingue Divisão de Mudança do Clima

Um decreto do governo federal extinguiu a Divisão da Mudança do Clima e a Subsecretaria Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores. Para dizer que não se falará do tema, foi criado o Departamento de Meio Ambiente, a quem compete “propor diretrizes de política externa no âmbito internacional relativas ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável, à proteção da atmosfera, à Antártida, ao espaço exterior, à ordenação jurídica do mar e seu regime, à utilização econômica dos fundos marinhos e oceânicos e ao regime jurídico da pesca”. O que tem a ver uma coisa com a outra?

Esse departamento estará abrigado na recém-criada Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania. Antes das alterações, a divisão representava o Brasil em fóruns internacionais e tinha como meta contribuir para a definição de políticas nacionais que contemplassem os compromissos internacionais de proteção ambiental. Mas para o governo Jair Bolsonaro, a defesa ambiental é política e prática de esquerda. Como é política e prática de esquerda a defesa pela escola pública e de qualidade. Aliás, vale lembrar que a área de mudanças climáticas também foi extinta no Ministério do Meio Ambiente.

Também foram extintos os departamentos de Temas Científicos e Tecnológicos, o de Energia e o de Sustentabilidade Ambiental. Como assim o de energia? Pois bem, vamos lá. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a “defesa da mudança do clima” é “basicamente uma tática globalista de instilar o medo para obter mais poder.”

Com a palavra, os ambientalistas e os estudiosos de energias alternativas!

Tagged , , , , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *