notícias, política

Querem enganar a quem? Presidenciáveis tentam impulsionar votos com perfis robôs

Uma pesquisa realizada pela InternetLab com os perfis dos pré-candidatos à presidência da República revela que 64,3% dos seguidores de Alvaro Dias (Podemos) são de contas falsas e automatizadas, ou seja, robôs online. Aliás, não é a primeira vez que vemos o senador abusar de “contatos virtuais” não reais para impulsionar a aceitação.

Além do pré-candidato do Podemos, também aparecem com altos níveis de robôs ou “bots” seguidores o tucano Geraldo Alckmin com 45,8%, Fernando Collor (PTC) com 40,7%, Marina Silva (Rede) com 36,2%, Jair Bolsonaro (PSL) com 33,8% e Ciro Gomes (PDT) com 33,8%. Isso significa que a mania do brasileiro de votar em quem está na frente, quando o assunto é rede social, precisa ser melhor avaliado. Não tem como acreditar minimamente sequer nas pesquisas realizadas nas redes sociais. Até porque, grande parte dos perfis são de perfis fakes – ou seja, de pessoas que não existem ou são clonadas de perfis de outros países e ou locais.

Segundo um relatório da Symantec de 2016, o Brasil é um dos países com o maior uso de bots em redes sociais e hospeda o 8º maior número de bots do Mundo. Dá para acreditar? O fenômeno já foi verificado no Brasil desde as eleições presidenciais de 2014 e ocorreu com grande ápice, também, no período do impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff, em 2016. Muita gente tinha medo de colocar a cara nas redes sociais. Então, inventava perfis fakes ou bots e mandavam ver em opiniões tão fakes quanto seus próprios perfis. Nos municípios isso também não tem sido diferente.

Tagged , , , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *