Propaganda eleitoral inicia nova fase

Após o término do primeiro turno das eleições, a propaganda eleitoral gratuita iniciou uma nova fase ontem. De acordo com a Lei Eleitoral, é necessário aguardar o prazo de 24 horas do encerramento da votação para reiniciar propaganda e divulgações. Só na sexta-feira (12), quando os principais partidos tiverem definido os apoios para o segundo turno, é que começa o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Como a votação acontece no dia 28 de outubro, os candidatos terão apenas 20 dias de campanha.

Entenda – Às vésperas do segundo turno, o dia 26 será o prazo final para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, assim como para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral. Os debates se encerram também nessa data. Um dia antes das eleições, 27, ainda é permitida propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som. Até as 22h poderá ocorrer distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, no dia 28, as votações começam às 8h e vão até as 17h. Os partidos políticos têm até o último momento para solicitar, por exemplo, o cancelamento do registro do candidato que ele tiver expulsado. A propaganda política em qualquer tipo de comunicação está proibida no dia das eleições. A divulgação de resultados de pesquisas de intenção de votos pode ocorrer desde que o levantamento tenha sido feito em datas anteriores ao dia da votação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *