notícias, política

Pesquisa Datafolha mostra Ciro Gomes em ascensão

Pesquisa de intenção de votos divulgada hoje pelo Datafolha/Folha/TV Globo mostrou que num cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato do PDT, Ciro Gomes, estaria com 10% das intenções de voto. Ele estaria logo atrás de Jair Bolsonaro (PSL) e de Marina Silva (Rede), com 22% e 16%. A diferença é que os outros dois estão em intensa campanha eleitoral há muito mais tempo.

Jair Bolsonaro é uma produção midiática e não sustenta debates. Marina Silva tem a simpatia popular, mas já mostrou que é fraca na reta final. Em quarto lugar aparece Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%. O candidato petista Fernando Haddad (PT) aparece empatado com Alvaro Dias (Podemos), com 4% das intenções de voto. Neste cenário, o índice de votos brancos e nulos é de 22%. Os que não sabem ainda em quem votar são 6%. Os candidatos Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) aparecem na pesquisa Datafolha com 2% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (Psol) e João Goulart Filho (PPL) estão com 1%. O candidato do Democracia Cristã, Eymael, não pontuou.

A pesquisa foi realizada de 20 a 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Cenário com Lula – O Datafolha também testou um cenário em que o ex-presidente Lula aparece na disputa. Neste caso, Lula teria 39% das intenções de voto. Em segundo, Bolsonaro com 19%. Três candidatos estão tecnicamente empatados no terceiro lugar: Marina Silva (Rede) tem 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) tem 6% e Ciro Gomes (PDT), 5%. Com Lula, a intenção de votos em brancos e nulos somam 11%. Os que ainda não sabem em quem votar são 3%. João Amoêdo (Novo) aparece com 2%. Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU), 1% cada.

O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios, de 20 a 21 de agosto. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018.

Tagged , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *