Breaking News

Pesquisa Datafolha mostra Ciro Gomes em ascensão

Pesquisa de intenção de votos divulgada hoje pelo Datafolha/Folha/TV Globo mostrou que num cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato do PDT, Ciro Gomes, estaria com 10% das intenções de voto. Ele estaria logo atrás de Jair Bolsonaro (PSL) e de Marina Silva (Rede), com 22% e 16%. A diferença é que os outros dois estão em intensa campanha eleitoral há muito mais tempo.

Jair Bolsonaro é uma produção midiática e não sustenta debates. Marina Silva tem a simpatia popular, mas já mostrou que é fraca na reta final. Em quarto lugar aparece Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%. O candidato petista Fernando Haddad (PT) aparece empatado com Alvaro Dias (Podemos), com 4% das intenções de voto. Neste cenário, o índice de votos brancos e nulos é de 22%. Os que não sabem ainda em quem votar são 6%. Os candidatos Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) aparecem na pesquisa Datafolha com 2% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (Psol) e João Goulart Filho (PPL) estão com 1%. O candidato do Democracia Cristã, Eymael, não pontuou.

A pesquisa foi realizada de 20 a 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Cenário com Lula – O Datafolha também testou um cenário em que o ex-presidente Lula aparece na disputa. Neste caso, Lula teria 39% das intenções de voto. Em segundo, Bolsonaro com 19%. Três candidatos estão tecnicamente empatados no terceiro lugar: Marina Silva (Rede) tem 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) tem 6% e Ciro Gomes (PDT), 5%. Com Lula, a intenção de votos em brancos e nulos somam 11%. Os que ainda não sabem em quem votar são 3%. João Amoêdo (Novo) aparece com 2%. Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU), 1% cada.

O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios, de 20 a 21 de agosto. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018.

Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *