cocaína, droga, lavagem de dinheiro, maconha, operação minotauro, paraná, polícia federal

Operação Minotauro: Tráfico internacional tinha rota no Paraná

A Polícia Federal (PF) de Pernambuco fez nesta quarta-feira a Operação Minotauro contra o tráfico internacional de maconha, cocaína e armas de uso restrito. Supostos líderes de organizações criminosas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Pernambuco foram presos. Dois suspeitos estão foragidos.

As organizações criminosas eram independentes, mas tinham relações comerciais entre si. Os grupos do Mato Grosso do Sul e do Paraná seriam responsáveis por atravessar as encomendas feitas previamente pela fronteira com o Paraguai. Já os investigados de Pernambuco faziam os pedidos, recebiam as drogas e distribuíam no estado e também para outras unidades da federação, como Paraíba e Rio Grande do Norte.


A droga chegava em caminhões no Brasil com cargas encomendas. Elas vinham dentro de compartimentos falsos. Doze pessoas foram presas, cinco delas no Paraná. Outros 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cinco estados: Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. A Justiça também determinou o sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias. Foram apreendidas seis carros e caminhonetes e uma motocicleta, num valor total de R$ 500 mil.


Pelo menos duas empresas são investigadas por participar do esquema: uma de fomento e uma de transporte. No Brasil, os suspeitos serão responsabilizados criminalmente por associação e tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e por constituir/integrar organização criminosa, além da posse de armas de uso restrito.

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *