notícias, política

Operação Lava Jato mostra corrupção no Paraná

O ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) Nelson Leal Junior – amplamente investigado na CPI do Pedágio, presidida pelo deputado estadual Nelson Luersen (PDT) e que embasou parte das investigações do Ministério Público (MP) federal – fechou acordo de colaboração premiada com a Justiça Federal. Ele foi preso na 48ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada no fim de fevereiro de 2018.

Nelson Leal Junior afirmou que “havia uma associação criminosa entre agentes públicos, operadores financeiros, empresários que mantinham contrato com o DER-PR, inclusive concessionárias de pedágio para solicitar vantagens indevidas em prol desses agentes públicos”. Esse esquema teria funcionado no órgão entre 2011 e 2014 – na primeira gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB). O Grupo Triunfo, que controla a Econorte e venceu algumas licitações da administração estadual, “manteve relacionamento de pagamentos indevidos com o governo até recentemente”, diz trecho do depoimento.

Leal Junior diz ainda que o então presidente da Econorte, Hélio Ogama, integrava a organização criminosa e “que o DER-PR tinha conhecimento do superfaturamento dos itens unitários de insumos das tabelas das propostas comerciais das concessionárias”. Por ser colaborador da Justiça, Leal Junior está solto com tornozeleira eletrônica.

Ao contrário dos demais processos, esse não ficará com o juiz Sérgio Moro. Ele foi encaminhado para 23ª Vara Federal de Curitiba. O responsável pelo processo será o juiz federal Paulo Sergio Ribeiro.

Tagged , , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *