ambiente, aterro sanitário, contaminação, foz do iguaçu, liminar, lixão, meio ambiente, remanejamento

Moradores do entorno de lixão de Foz do Iguaçu terão que ser relocados

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Foz do Iguaçu concedeu uma liminar para que a Prefeitura tome providências em relação ao Lixão Arroio Dourado. A ação tem como objetivo impedir a continuidade da degradação ambiental e da ocupação de moradores na área, bem como promover a limpeza e recomposição do local. A área foi usada como “lixão” de 1960 a 1992, quando a prefeitura criou um aterro sanitário e desativou o lixão. O local foi urbanizado com a edificação de moradias e instalação de energia elétrica e de um poço artesiano da Sanepar. Entretanto, o lixo havia apenas sido coberto por uma camada de terra, o que fez com que ele voltasse a ser exposto na superfície.

Em 1999, seis termos de ajustamento de conduta foram firmados com a prefeitura. Um deles, que jamais foi cumprido, pedia para que o Município recuperasse a área e removesse as famílias do local. Um laudo demonstrou que até a água do poço que abastece as casas das 70 famílias que residem no local está contaminada, havendo ainda grande concentração de gás metano sob o solo.

Liminar – A decisão judicial desta semana determina que o Município impeça novas intervenções na área, embargando ou proibindo eventuais obras e edificações no local. Estabelece prazo de 90 dias para que seja realizada a demarcação e o isolamento da área, bem como o cadastramento das moradias. A prefeitura deve ainda impedir o trânsito e a criação de animais no lixão, comunicando os moradores quanto à contaminação da água no poço. Caso as determinações não sejam cumpridas, caberá aplicação de multa diária de R$ 5 mil, com possível responsabilização pessoal do prefeito.

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *