Matinhos entra para lista dos municípios com epidemia de dengue

A cidade de Matinhos, no Litoral do Paraná, entrou para a lista das 88 cidades com registro de epidemia de dengue. Ao todo, o Paraná registrou 18.780 casos confirmados da doença. Segundo o boletim, as outras seis cidades que passaram a constar na relação de epidemia são: Serranópolis do Iguaçu, Cidade do Iguaçu, São Manoel do Paraná, Terra Rica, Nova América da Colina e Sertaneja. Cinquenta e seis municípios estão com sinal de alerta para a epidemia.

Pesquisa vetorial realizada entre os meses de abril e junho deste ano mostra que 329 municípios paranaenses são considerados infestados, ou seja, 82,5% apresentam disseminação e manutenção de vetor nos domicílios. O Índice de Infestação Predial (IIP) confirma que 77,5% dos imóveis pesquisados apresentaram criadouros e focos do mosquito passíveis de remoção como recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas, entulhos de construção, pneus, vasos de plantas, bebedouros e recipientes para degelo de geladeiras. E isto só pode ser feito com a cooperação da própria população.

O levantamento para calcular o Índice de Infestação Predial também detectou criadouros do mosquito transmissor da dengue em depósitos de água elevados, plantas, buracos em árvores e em rochas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *