assessoria, assessoria de imprensa, consultoria, marketing, mídia digital, política, propaganda, publicidade, ventura

Marketing Político Digital: tendências e preferências do público

Um relatório sobre economia digital divulgado no final do ano passado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês) colocou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet. São 120 milhões de brasileiros conectados na rede mundial de computadores.

Mas em Marketing, o Brasil ainda está engatinhando. Quem trabalhava com a ferramenta não se atualizou e muitos jovens ainda tentam usar a mídia digital apostando pura e simplesmente na publicidade – esquecendo de primeiro vender a imagem, através da comunicação social, de grupos, de elogios em redes sociais.

Isso vale para empresas e vale muito mais para política. As últimas eleições nos Estados Unidos e França mostraram que se comunicar através do marketing digital fez a diferença para os candidatos vencedores nestes dois países. E não estamos falando pura e simplesmente em criar página no Facebook, Twitter e ter um número de WhatsApp cheio de grupos. O marketing digital é muito mais do que isso. Ele veio para estabelecer conexões ativas, interativas, diretas, pessoais. Veio para gerar engajamento nas mais diversas “causas” de interesses de grupos ou segmentos da sociedade.

Frases curtas e muita informação são algumas ferramentas. Responder sempre a maior delas. O marketing digital consegue identificar os interesses do consumidor, seus Hobbies, trabalho, estilo de vida. Você pode fazer enquetes nas redes sociais e usar os resultados em plataformas políticas, por exemplo.



Anúncios pagos – Outra questão importante é a capacidade de posicionar anúncios pagos nas redes sociais de maneira a alcançar seus eleitores. Postar “santinhos” de candidatos não é o ideal para se fazer campanha política nas redes sociais. Conteúdos criativos, com mensagens que convertam clicks em engajamento às propostas e causas será o grande diferencial entre os candidatos. De novo: jornalismo, comunicação social…

Agências – Poucas agências reúnem condições de prestar este serviço de marketing digital para as empresas, e no campo político o número ainda é bem menor, principalmente, pela especificidade dos conteúdos a serem produzidos. Pela larga experiência no ramo, indicaria a Ventura Comunicação & Marketing. Vale a pena se aventurar na experiência de se fazer ver e ouvir pela sociedade brasileira.

Serviço – Entre em contato com a Ventura Comunicação através do whatsapp (41) 98524-6606.

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *