Influenciadora robô tem 1,5 milhão de seguidores

A robô Lil Miquela está entre as celebridades das redes sociais. Ela é apenas um robô, mas tem 1,5 milhão de seguidores. Acredita? Ela chegou até a estrelar em outdoors de Londres ao Japão, como parte de uma campanha publicitária das botas Ugg. Ela é completamente falsa – uma personagem gerada em computador que nunca sentiu o desconforto de uma ressaca, de ficar em pé numa fila, nem teve que andar de salto como todas as mulheres.

A ideia foi criar uma super herói virtual para a empresa de botas – que teve a ideia de fugir do lugar comum das top models – solução mais barata e absolutamente original. Neste ano, a empresa arrecadou mais US$ 16 milhões (R$ 62,5 milhões) de companhias de capital para empreendimentos. Como a robô ganhou tanto destaque? Com o que sempre falamos: marketing de conteúdo – publicações diárias sobre dicas de beleza, videogames ou observações bem humoradas. Aos poucos foi caindo nas graças das mulheres e dos jovens.

Não é necessário criar um robô virtual. O necessário é fazer com que o seu conteúdo caia no gosto popular. Miquela nada tem de autêntico. Ela fala o que todo mundo fala, mas parece real e procura interação com seu público. Requisitos fundamentais para qualquer pessoa. Como os influenciadores humanos, Miquela posta fotos que a mostram em restaurantes como o Blue Hill, no subúrbio de Nova York. Os conteúdos são produzidos por quem? Não, não são super publicitários. São jornalistas, redatores. O simples sendo falado de forma simples, mas com a sofisticação que os que compram a bota precisam ter. São nossas dicas normais de sempre: conhecer o público e falar o que este público quer que você fale. Futilidades, por exemplo.

Por isso, invista no seu público. Essa é a forma mais barata e inteligente de crescer. O futuro é o Marketing de Conteúdo. Olhar para o futuro é enxergar o que poucos enxergam e sair na frente. Pense nisto!

* Por Luciana Pombo, via Ventura Comunicação & Marketing. Mais informações: (41) 99229-1359. Atendemos clientes de todo o Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *