documentos falsos, esporte, grécia, ministério do esporte, nemeus, olimpíadas, operação, polícia federal, tae kwon do, tiro

Fraude em licitações: PF desarticula quadrilha que atuava no Ministério do Esporte

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para prender e desarticular uma quadrilha que fraudava licitações e desviava recursos públicos do Ministério do Esporte. A operação chamada Nemeus descobriu o esquema feito por meio de convênios a diversas confederações esportivas. Foram cumpridos 16 mandados judiciais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Caxias do Sul, em escritórios e residências de pessoas suspeitas de integrarem a quadrilha.

Do total de mandados, oito são de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e também uma notificação judicial de afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Tae Kwon Do (CBTKD). Diligências estão sendo realizadas nas sedes da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e na CBTKD. Empresas que estariam ligadas às fraudes também foram vistoriadas.

As investigações da PF, iniciadas há cerca de um ano, indicam que a quadrilha vem fraudando licitações com o uso de documentos falsos. O objetivo? Contratar e adquirir por preços muito acima do mercado.


O nome da operação é uma alusão aos Jogos Nemeus – disputados na Grécia antiga e dedicados a Zeus.

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *