notícias

Facebook e Twitter removem perfis acusados de participar de campanhas

Milhões de perfis acusados de participar em campanhas políticas promovidas por países como Irã, Rússia e Venezuela foram removidos pelo Facebook e pelo Twitter. O objetivo é cortar o uso inadequado das redes sociais. No Brasil, essas campanhas foram usados para influenciar opiniões nas redes sociais, incluindo as discussões em torno das eleições.

As exclusões foram coordenadas e usaram informações compartilhadas pelas duas empresas. A ação do Facebook se concentrou em conteúdo propagado pelo Irã. Foram deletadas 783 páginas, grupos e contas usadas para enganar usuários — dentre elas, havia 162 perfis no Instagram. Algumas delas estavam ativas desde 2010. Elas atuavam em 26 países da Europa, Oriente Médio, Ásia e África. Elas eram bastante populares e atraíam muita gente — tinha conta com mais de 2 milhões de seguidores de página no Facebook e outras com mais de 250 mil no Instagram.

Segundo o Facebook, essas contas gastaram menos de US$ 30 mil em publicidade em suas plataformas. A rede social informa que as informações levantadas a respeito desses perfis foram reportadas a autoridades policiais.

Nota da Blogueira: Senti a diferença principalmente em grupos de debate de Facebook que tinham mais de 15 mil pessoas e caíram para 3 mil porque muitas foram excluídas do Facebook. A retirada de perfis que não podem ser rastreados no Brasil é fundamental para evitarmos as chamadas FAKE NEWS – tão comuns na eleição que levou Jair Bolsonaro à presidência da República.

Tagged , , , , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *