Breaking News

Ex-ministro diz que Lula recebeu propina de helicópteros e submarinos

O ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci afirmou ontem, em depoimento à Justiça Federal, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) combinou o recebimento de propinas em uma negociação para a compra de helicópteros e submarinos da França. Palocci era o homem forte de Lula e jamais se pensou que ele seria um dos maiores algozes do ex-presidente. Segundo Palocci, os desvios teriam sido combinados diretamente com o então presidente francês Nicolas Sarkozy no dia 7 de setembro de 2009.

Palocci foi ministro da Fazenda de Lula entre janeiro de 2003 e março de 2006. O ex-ministro da Fazenda prestou depoimento ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, responsável pela ação penal da Operação Zelotes. Indagado pelo Ministério Público (MP) federal, Palocci voltou a relatar ter conhecimento sobre o recebimento de propina por Lula, em benefício de seu filho Luiz Cláudio, em troca da edição de medida provisória que garantiu benefícios a montadoras de veículos.

Palocci foi condenado nos processos da Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, tendo a pena fixada em 9 anos e 10 dias de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4). Ele ficou preso preventivamente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba do fim de 2016 até novembro do ano passado, quando recebeu o benefício de prisão domiciliar.

Contraditório – O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim voltou a negar qualquer ilícito nas negociações de equipamentos militares com a França. Ele relatou estar presente na reunião sobre o assunto por ocasião da visita de Sarkozy ao Brasil, e que não houve nenhuma irregularidade nas tratativas.

Relembrando – A Operação Zelotes apura um suposto esquema ilícito na aprovação das medidas provisórias 471/2009 e 627/2012, que tratam dos benefícios às montadoras.

Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *