Eleições 2018: debate da TV Band marcado para dia 16

A corrida para o governo do Paraná será rápida, breve, mas bem interessante. O primeiro debate entre candidatos em emissora de televisão aberta será no dia 16 de agosto, às 22 horas, na TV Band Curitiba. O debate será mediado pelo jornalista Douglas Santucci – que aliás, trabalhou comigo na Rádio Band News em tempos passados.

A Band ainda não definiu as regras do debate, que devem seguir os moldes determinados pela legislação eleitoral. A participação dos candidatos também é prevista por lei e precisa ser seguida com rigor. No cenário atual de pré-candidatos ao governo do Paraná, o debate da Band teria que convidar o ex-deputado Doutor Rosinha (PT), cuja bancada na Câmara Federal conta com 60 deputados; a governadora Cida Borghetti (PP), com 51 deputados; ex-senador Osmar Dias (PDT), com 20; o deputado estadual Ratinho Junior (PSD), com 20; Professor Piva (PSOL), com seis; e, caso a candidatura se confirme, o senador Roberto Requião (MDB), com 51 deputados.

Os partidos dos pré-candidatos Jorge Bernardi (REDE), com dois; e Geonísio Marinho (PRTB), com nenhum, não são obrigados legalmente a serem convidados. O que, particularmente, acho um absurdo. Se tem pouco tempo de televisão, ao menos que se abra espaço. Como diretora de jornalismo de rede de televisão, sempre convidei aos debates todos os postulantes – independente da representatividade no Congresso Nacional. E fui a primeira a fazer debate com os vices – para mostrar a preparação de toda a equipe governamental.

Preparados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *