notícias, política

Deputado do PR sofre processo no Conselho de Ética

O Conselho de Ética da Câmara Federal instaurou processo disciplinar para discutir a cassação do mandato do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), mesmo partido do deputado federal Ricardo Barros e da governadora Cida Borghetti. Nelson Meurer foi o primeiro parlamentar investigado na Operação Lava Jato que foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF). A condenação foi em maio deste ano e o parlamentar terá que cumprir, segundo sentença, 13 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O parlamentar é acusado de ter recebido propina de R$ 29 milhões no esquema de corrupção da Petrobras. Ele rnega as acusações.

O pedido de cassação na Câmara foi feito pela REDE e pelo PSOL. Para os partidos, a condenação demonstra que houve a quebra do decoro parlamentar. O que é mais do que sustentável. Foram sorteados os nomes dos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF), José Carlos Araújo (PR-BA) e Pompeo de Mattos (PDT-RS) para que assumam a relatoria da investigação. A escolha do nome de um dos três ficará a cargo do presidente do colegiado, Elmar Nascimento (DEM-BA).

O relatório deverá ficar pronto em 10 dias úteis. Se for aceito, haverá investigação de mais 40 dias úteis, quando deverá ser feito um relatório final que deverá recomendar o arquivamento da apuração ou a aplicação de penas, como a cassação do mandato. Para não ser arquivado, o processo deverá ser analisado em plenário até dezembro.

E se for arquivado é a prova, mais uma vez, que nosso Parlamento é uma vergonha e que apenas renovar não dá mais. Passou da hora de acabar com a representatividade no voto de quem jamais representou o povo!

E o resto? É poeira!

Tagged , , , , , , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *