Breaking News

Centenas de pessoas participam do Tamandaré pela Paz

Centenas de pessoas participaram neste fim de semana das atividades do Tamandaré Pela Paz – que ocorre durante a Campanha Nacional da Justiça pela Paz em Casa. Foram realizadas várias atividades durante o dia inteiro de sábado, no Ginásio de Esportes Buzatão. O dia começou com uma caminhada da Praça Frederico Manfron (conhecida como Praça do Skate) até o Buzatão. “Conseguimos reduzir a criminalidade em Almirante Tamandaré com ações conjuntas entre as policiais e os organismos de segurança da Prefeitura. Mas não é o suficiente. A conscientização é fundamental”, afirmou o prefeito Gerson Colodel.

O juiz Marcos Araújo, da 1ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré, decidiu convocar a sociedade para uma reflexão sobre a violência – principalmente familiar. “A paz começa dentro de nós. Precisamos escolher entre levantar a mão para alguém e dar as mãos”, ponderou ele. Na semana passada, o juiz promoveu um mutirão de audiências para acelerar os processos de violência contra mulher (Lei Maria da Pena). Hoje são 1,2 mil processos em andamento.

Foram ofertados durante o dia os seguintes serviços: coleta de preventivo, aferição de pressão, glicemia e orientações em geral (saúde); atendimento e orientações para as mulheres (CREAS – Centro de Referência Especializada em Ação Social); preenchimento de cadastro único e demais atendimentos sociais (CRAS); orientação jurídica nas áreas de família, consumidor, Detran e Previdência Social (Segurança e OAB); consultas processuais de processos da Lei Maria da Penha (Judiciário); orientações e encaminhamento para medidas protetivas (Conselho da Comunidade); ônibus de dentista, cabeleireiro, manicure, limpeza de pele, sobrancelha, maquiagem, aconselhamento espiritual e enfermagem (Projeto Lucas); apresentação de rap, street dance, palhaços, malabarismos, músicas, dança e teatro; exposição do canil do BOPE, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros (PM).

A organização do evento foi uma parceria entre o Conselho da Comunidade, Prefeitura Municipal, Igreja do Evangelho Criminal e 1ª Vara Criminal. “Essa foi uma ação pioneira, aonde os três poderes estiveram juntos pelo combate à violência”, ponderou o presidente do Conselho da Comunidade, Valter Binder. O evento teve o apoio: Jocum (Jovens Com Uma Missão), Academia CIA da Forma, OAB e Sebrae.

Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *