Sem categoria

Bens de vereador e secretária de Paranaguá estão indisponíveis por determinação judicial

Os bens do presidente da Câmara Municipal e vereador Jozias da Negui (PDT), da ex-secretária municipal de Administração e Recursos Humanos (gestão 2015) – que atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Maia Albini – e de uma ex-servidora comissionada da secretaria municipal de Obras estão indisponíveis por determinação judicial. A decisão atende ação do Ministério Público por ato de improbidade administrativa.

De acordo com o MP, a Prefeitura teria feito a nomeação de uma funcionária “fantasma” (ou seja, que era remunerada, mas, efetivamente, não trabalhava) no período em que o presidente da Câmara Municipal exerceu interinamente o cargo de prefeito, em 2015. Em 15 dias de gestão, o prefeito interino, em conjunto com a então secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, teria nomeado 43 servidores para cargos em comissão. Entre os nomeados estaria a Chefe de Divisão de Usina Asfáltica – que jamais desempenhou as atividades efetivamente. Ela foi exonerada quando o MP resolveu fazer uma vistoria no departamento.

A ação pede a devolução aos cofres públicos das verbas salariais pagas à servidora, além da condenação dos réus às penas da Lei de Improbidade, que incluem perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa.


Simultaneamente, o MP entrou com uma ação penal contra os três agentes por delito de peculato (desvio de dinheiro público). Além de multa, a ação também postula a devolução dos valores recebidos irregularmente, a perda da função pública dos réus e penas de detenção que variam de 2 a 12 anos.

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *