notícias, política

Absurdo: deputado propõe fim de métodos contraceptivos no Brasil

Parece brincadeira, mas não é. O deputado federal Marcio Labre (PSL-RJ) decidiu usar os primeiros dias na Câmara Federal para apresentar seu projeto que visa proibir o uso da pílula do dia seguinte e outros métodos contraceptivos em todo o Brasil. No Projeto de Lei 261/2019, o parlamentar sugere veto total de “comércio, a propaganda, a distribuição ou a doação” da pílula do dia seguinte, pílulas de progestógeno, implantes anticoncepcionais e até mesmo DIU (dispositivo intrauterino). Na visão do deputado – que é jornalista – esses métodos seriam ‘micro abortivos’.

Na justificativa, o deputado diz que quer proteger a saúde da mulher. Ou quer proibir sua liberdade de escolher ter ou não um filho? Marcio Labre defende que a polícia apreenda e destrua todo o material encontrado em farmácias ou estabelecimentos, podendo até interditar o local.

Vale lembrar que a pílula do dia seguinte, de acordo com os cientistas, não é abortivo. Assim como outros métodos anticoncepcionais, evita-se ou adia-se a ovulação caso ela não tenha ocorrido. O medicamento também impede a formação do endométrio gravídico, a camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado. Exatamente por isso existem casos concretos de mulheres que engravidaram mesmo usando a pílula do dia seguinte.

No texto, ele também acusa o Ministério da Saúde de orientar o aborto até a quinta semana de gestação. A assessoria desmente. Conforme a legislação brasileira, o aborto só é permitido em casos de risco à vida da mulher e em casos de estupro e anencefalia.

Nota da Blogueira: A questão levantada de forma retrógrada pelo parlamentar me faz lembrar o nada retrógrado prefeito que Bocaiúva do Sul teve, hoje já falecido, Helcio Berti. Para aumentar a população da sua cidade e receber melhor fatia do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), ele proibiu a venda de anticoncepcionais de qualquer espécie, preservativos e ainda convidou o MST para acampar nas terras do governo municipal. Era tido como lendário. O mesmo prefeito construiu um OVNIporto na cidade. Numa entrevista comigo ao vivo num programa de rádio (na extinta Rádio Exclusiva, hoje Transamérica Light), sugeri que ele ficaria ali até o primeiro OVNI pousar. Na época, foi a sensação midiática do Paraná.

Tagged , , , , , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *