Archive for Sem categoria

Mãe mata filha de seis anos em suposto ritual de purificação

Brutal. Com a desculpa de se limpar espiritualmente, mãe mata a própria filha num suposto ritual de purificação na região Oeste do Paraná. O crime ocorreu em março, mas foi descoberto apenas essa semana. A menina de seis anos, Maria Clara Zortea Ramos, teria sido morta pela própria mãe e uma amiga dela. O corpo de foi encontrado em uma mata entre os municípios de Cascavel e Santa Tereza do Oeste. Vanessa, mãe da criança, e a amiga, Giulia Albuquerque, foram presas inicialmente por ocultação de cadáver, mas devem responder também por homicídio triplamente qualificado. Ambas confessaram ter matado a menina.

O crime foi descoberto após a avó de Maria Clara procurar a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) informando que a mãe e filha estavam desaparecidas desde fevereiro. As investigações apontaram que a mulher teria mudado de residência. No último dia 24 de julho, Adão Ramos do Nascimento, avô de Maria Clara, voltou a procurar a polícia e informou que não tinha notícias da mãe e filha. O avô suspeitou que elas pudessem ter sido sequestradas.

Após constatarem a morte da garota, as duas mulheres ficaram com o corpo durante dois dias antes de o ocultar porque elas acreditavam que poderia haver uma espécie de ressuscitação da criança. Somente após verificarem que ela não ressuscitaria, elas resolveram ocultar o corpo.
Poucos dias antes do crime, a mãe procurou a escola onde ela estudava e pediu transferência da menina alegando que ela estaria mudando para outro Estado.

Enquanto dure em mim…

Não é pelo tempo, porque o tempo nem passou. Nem pela história, porque ela mal começou. Mas pelos terremotos que me acometeram em tão pouco tempo. É talvez para mostrar que o que começou calmo pode ficar muito, mas muito intenso. Que seja infinito, é o que sempre desejo, enquanto em mim dure!… #quatromeses 

Na rede…

lu38

Moradora de Pontal do PR pede melhorias na saúde

Moradora do litoral do Paraná, Andréia Regina Machado mandou um email desesperado para o Blog de Luciana Pombo. Abaixo a transcrição:

Porque o atendimento na saúde é tão precário,porque só existe uma uti móvel pro litoral inteiro, em março meu filho sofreu um traumatismo e foi atendido em Praia de Leste,ele precisava ser levado para a uti,mas a UTI móvel demorou muito pra chegar e o caso dele se agravou.Não nos deram chance de escolha,falaram que tinha que levar pro hospital mais próximo,só que chegando lá a máquina de exames estava quebrada e nao tinha vaga na uti e com tudo isso ele teve várias paradas.Vocês tem que melhorar a área da saúde do jeito que tá não da pra continuar,vou lutar por justiça…

Cascavel vai multar quem jogar lixo nas ruas

buenoO Prefeito de Cascavel, na região Oeste do Paraná, Edgar Bueno (PDT), sancionou a Lei nº 6.376/2014 que prevê multa para quem jogar lixo nas ruas da cidade. A nova legislação passa a vigorar em 30 dias, depois que for regulamentada.

De difícil regulamentação, a lei prevê multa para quem for flagrado jogando lixo ou entulho em áreas que sejam destinadas para depósito ou coleta seletiva e que podem variar entre R$ 96,12 e R$ 324. Pode ser multada a pessoa que jogar qualquer tipo de lixo, como sacola, lata, bituca de cigarro. O valor arrecadado com as multas será repassado ao fundo municipal de meio ambiente.

Amor rubro-negro

“Sou vermelha e
Coroo de flores
Meu coração que é todo sangue
Que é todo rubro…”

Estátua teria sido feita com meteorito

Essa é uma curiosidade interessante e foi publicada no Portal Mega Curioso:

Uma estátua de um homem com uma suástica na barriga, descoberta por um grupo de nazistas em 1938, surpreendeu os cientistas ao se constatar que ela foi esculpida em um meteorito muito precioso. Os pesquisadores acreditam que o objeto tenha em torno de mil anos e que tenha sido produzido a partir do meteorito Chinga, que caiu na Terra 15 mil anos atrás, na fronteira da Sibéria com a Mongólia.

A estátua, que é chamada de “Homem de Ferro”, tem 24 centímetros de altura, pesa 10 kg e contém uma forma rara de ferro em sua composição, que apresenta um alto teor de níquel e cobalto.

O Homem de Ferro ficou fora de circulação até 2007, em uma coleção particular, até que ganhou um novo dono, o qual resolveu levar a peça até Elmar Buchner. Embora os sinais da queda do meteorito só tenham sido encontrados em 1913, o pedaço que deu origem à peça parece ter sido coletado centenas de anos antes. Buchner ainda ressaltou que encontrar uma estátua feita de meteorito não seria tão surpreendente, mas poder identificar a origem dele foi algo incrível.

blog1

De acordo com os cientistas, o objeto provavelmente representa o deus Vaisravana e foi esculpido por um membro da cultura Bon, que viveu na Ásia cerca de mil anos atrás.

Jô Soares está internado

O apresentador Jô Soares foi internado Hospital Sírio e Libanês com suspeita de pneumonia, segundo o jornal ‘O Globo’.

O apresentador, de 76 anos, não teve o boletim médico divulgado pelo hospital, mas a informação é a de que ele passa bem e deverá ser liberado em breve.

Adeus, Ariano Suassuna…

Fiz uma viagem ao tempo ao saber da morte do imortal (por mais estranho que isso pareça) Ariano Suassuna. Foi num dia 04 de junho de 2007, que o escritor me recebeu para uma entrevista na cidade de Curitiba. Falou sobre seus sonhos, seus livros e me confessou o que jamais imaginei: nunca esteve satisfeito com nada do que escreveu, com qualquer dos livros que fez. Ele me disse que todas as vezes que relia, achava mediano o que havia escrito e teria feito muito melhor…

… pensei: já pensou ser ainda melhor? E ele seria. Seria fantástico porque era genial. Dos poucos homens que admirei na minha vida, minha homenagem é minha nostalgia nesta tarde.

Obrigada, eterno Suassuna!!!!!

“Eu digo sempre que das três virtudes teologais chamadas, eu sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança. Eu sou o homem da esperança.” (Ariano Suassuna)

Leia reportagem à época: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–4840-20070605.

Minha do Dia

Faz parte da vida: enquanto uns chegam, outros se vão… #vivendoeaprendendoajogar

Facebook é usado para encontrar carro desta blogueira

Pessoal, quando a gente faz rede aqui e quase 500 pessoas compartilham é porque houve comoção popular e solidariedade. E foi exatamente essa solidariedade que fez com que meu carro fosse encontrado há dez minutos.

O povo ligou e a Polícia Militar (PM) foi até o Tatuquara onde localizou o veículo com a placa trocada, mas inteiro. Neste momento, ele está sendo guinchado até a sede da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, onde ele será periciado para que as digitais sejam retiradas e os autores do assalto identificados.

Quero agradecer a todos que compartilharam as informações, cada um de vocês. Em especial ao Eliseu Castilho, ao delegado Harry Hebert, ao delegado Cassiano, ao delegado Marcus Micheloto e a todos que de alguma forma ajudaram a localizar o carro. Inclusive a Polícia Militar que ajudou monitorando e indo atrás. cult

Obrigada, amados. A sensação que tenho no momento é indescritível. Só quero agradecer a Deus, independente de saber se meus documentos serão ou não encontrados. O mais importante é que Deus é fiel com os seus. Ele não nos deixa órfãos.

Amo cada um de vocês que se solidarizaram. Os amigos a gente conhece nestas horas… #vamosemfrente

Escrivão da PC é acusado de peculato

O juiz da 8ª Vara Criminal de Curitiba acatou pedido do Ministério Público (MP) e afastou do cargo um escrivão da Polícia Civil acusado pelo crime de peculato. Ele foi denunciado pelo Gaeco pela prática de quatro crimes, praticados entre novembro de 2008 e novembro de 2009, época em que o escrivão atuava na Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).

Como funcionava o esquema? Ele recebia dinheiro de pagamento de fianças de pessoas presas em flagrante na delegacia, juntando ao inquérito guias preenchidas como se tivesse sido feito o depósito bancário em conta judicial.

Este seria meu presidente da República…

Quando vi o David Luiz pedindo desculpas, pensei: quem devia estar ali pedindo desculpas éramos nós os Senadores, os Deputados, os Ministros, os Governadores, a Presidente da República, porque somos nós que estamos em campo para fazer um Brasil melhor.

Eles estavam em campo para fazer o Brasil campeão. Nós estamos em campo para fazer um Brasil melhor e não estamos conseguindo chegar nem ao quarto, nem ao décimo, nem ao vigésimo, nem ao quinquagésimo lugar. Estamos chegando ao octogésimo quinto no Índice de Desenvolvimento Humano, octogésimo oitavo na educação. Estamos perdendo de 103 a zero em Prêmio Nobel para a Alemanha.

Você não conseguiu, David Luiz, fazer o povo sorrir plenamente no futebol, mas você conseguiu nos despertar para o fato de que nós não estamos conseguindo fazer o povo sorrir pelas outras coisas das quais eu sou um dos responsáveis.

Por isso, desculpa, David Luiz.

* Cristovam Buarque, Professor da UnB e Senador PDT-DF

As coisas que escreveram para mim…

Em meio aos meus sonhos te vejo.
Como um raio de Sol que despe a manhã
e do azul recebe um beijo…

 

(De um bom amigo)

Ladrões tiram fotos com celular da vítima, ou seja, com meu celular

Não entendo como meu carro não é encontrado. Levaram meu telefone celular que tem sistema antifurto e até agora nada. Passamos as coordenadas do lugar onde estavam, não encontraram. Agora o sistema antifurto me dá as fotos dos supostos ladrões e ninguém consegue fazer nada?Quem puder, compartilhe! Essas pessoas estão com meu celular e o rapaz das fotos era possivelmente um dos dois que me ameaçou fortemente com revólver. Pode fazer outras vítimas…
ladroes5 ladroes1 ladroes2 ladroes3 ladroes4
 Esse é mais do que um pedido de socorro!
Para quem encontrar o carro, é um Fiat Cult 500, placas de Balsa Nova. Documentação e todos meus documentos pessoais e de minhas filhas, além de cartões bancários em poder dos assaltantes.

Desespero mora em casa!…

Amados, preciso de ajuda!

Fui assaltada na quinta-feira à noite. Dois rapazes armados me levaram um carro Cult 500 Placas AWS 7888, de Balsa Nova, minha carteira com dinheiro e todos os meus documentos, telefone celular e tudo o que eu tinha.

Ameaçaram me matar com revólver apontado para mim. Não havia o que fazer senão entregar tudo.

A informação que tenho é que o carro ainda tem sido visto na região do Pinheirinho. Não sei até quando vai demorar este tormento, mas se você tiver informações ligue para a polícia no 190 ou no meu celular (41) 9229-1359.

cult

Juntos podemos tudo!

Gilmar Rinaldi é novo coordenador de seleções da CBF

Gilmar Rinaldi é anunciado como novo coordenador de seleções da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Depois de dissolver toda a comissão técnica, o presidente da CBF José Maria Marin anunciou a contratação do ex-jogador Gilmar Rinaldi como o novo coordenador de seleções da entidade.

Como jogador, Gilmar foi campeão brasileiro por Internacional, São Paulo e Flamengo. Foi convocado por Carlos Alberto Parreira para a Copa do Mundo de 1994 e sagrou-se campeão mundial como terceiro goleiro da seleção brasileira. O mais importante da carreira dele, na minha humilde opinião, foi a passagem pelo Atlético Paranaense. Ou estou errada?

Festival de Inverno começa sábado em Antonina

Começa neste fim de semana o 24º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina, que deverá atrair cerca de 20 mil pessoas.

São 36 oficinas e 22 espetáculos que acontecem até o dia 26 de julho.

TRE cassa diploma de Galdino

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a cassação do diploma do vereador Professor Galdino (PSDB). Já imaginaram? Isso significa que o polêmico Galdino pode ficar sem o finalzinho de seu mandato…

Os juízes interpretaram que o vereador não poderia ter assumido o segundo mandato, no início de 2013. Isto porque ele foi condenado, em 2011, no município de Bituruna, no Sul do Estado, por desacato à autoridade. O motivo? Ele fazia campanha para o então candidato a prefeito do município, Rodrigo Rossoni, filho do deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB). O vereador utilizava a habitual bicicleta com caixa de som para fazer campanha no dia da eleição e, ao ser alertado por um funcionário da Justiça Eleitoral de que não poderia fazer isso, não obedeceu.

Galdino foi condenado a 3 meses e 15 dias de detenção em regime aberto.

O vereador ainda pode entrar com um recurso contra a cassação. Enquanto isso, pode continuar exercendo o mandato parlamentar.

Minha do Dia

Olho para os lados. Sozinha estou. Cubro-me com os cobertores da paixão e deito meu carro na ÂNSIA maluca de ouvir sua voz, seu nome, meu doce anjo…

 

… mas não está aqui.

Ex-prefeitos e deputado na lista de impugnados

O Ministério Público (MP) federal pediu a impugnação de 13 candidatos às eleições deste ano aqui no Paraná. Ao todo foram analisados pouco mais de mil nomes. Entre os nomes está o do atual deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB).

O candidato à Assembleia Legislativa Ademar Costa (PDT) aparece com o maior número de condenações. Ele foi condenado criminalmente por estelionato, estelionato majorado, formação de quadrilha, corrupção ativa em três ações penais transitadas em julgado.

O ex-prefeito de União Vitória e ex-chefe de coordenadoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná Hussein Bakri (PSC) teve contas julgadas irregulares quando era prefeito e também teve o registro impugnado. O ex-prefeito de Paranaguá José Baka Filho (PDT) e o ex-prefeito de Palmeira Altamir Sanson (PSC) também estão na lista dos candidatos com registros impugnados.

Os candidatos ainda têm sete dias, a partir da notificação do TRE, para apresentar defesa e contestar as impugnações.

Mais informações: http://www.prpr.mpf.gov.br/pdfs/2014/eleitoral/impugnacoes_2014__lista.pdf.

Quando é Grande, é Casagrande!…

Quando as lágrimas me correm o rosto, é em você que eu penso.
Quando o riso me toca a alma, é no seu sorriso que me guardo.
Quando suas mãos virtualmente tocam a minha, é sua pele que sinto.
Quando outros olhos me olham, encaro a dignidade de sua alma.

PARABÉNS, AMIGO ESPECIAL! Amo-te para sempre…

toni

Puro marketing?

Da série “As fofocas do jornalismo caseiro de Curitiba”: https://www.facebook.com/joicehasselmann/posts/702923516446507.

Mario nunca mais!

mario

CPI do Pedágio em instantes finais

Trabalho intenso ainda da equipe da CPI do Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná. Fase agora é de embasamento jurídico dos trabalhos.

IMG-20140715-WA0001

 

Minha do Dia

Tudo que eu quero é conhecer o Amor. Mas acho que só tenho mesmo o dom da paixão…


Apaixono-me todos os dias, por tudo e por nada…

 

Mas a falta do amor real e verdadeiro realmente me causa um vazio imenso no coração…

Proibido beber em Cascavel!

Já pensou em ter uma lei que te proiba de beber na rua, por exemplo? Pois é, essa lei existe.

O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Márcio Pacheco (PPL), promulgou a Lei nº 6.377/2014 que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e espaços públicos da cidade. A lei deve entrar em vigor a partir da segunda quinzena de setembro.

A fiscalização será de responsabilidade da Secretaria Antidrogas e da Secretaria de Meio Ambiente e Finanças, com o apoio da Polícia Militar. De acordo com a proposta, na primeira abordagem o fiscal irá informar da proibição e aprenderá a bebida. Se a pessoa se recusar a entregar, será aplicada uma multa.

bebida

A proposta de autoria dos vereadores Claudio Gaiteiro (PSL), Fernando Winter (PTN), Luiz Frare (PDT) e Nei Haveroth (PSL), foi aprovada pela maioria dos parlamentares, mas foi vetada pelo prefeito, Edgar Bueno (PDT) em junho. No dia 7 de julho os vereadores derrubaram o veto com 15 votos contra quatro. De acordo com o Executivo, a proposta é inconstitucional e foi vetada porque ao fiscalizar o consumo de bebidas alcoólicas, a prefeitura iria invadir a competência da Polícia Militar (PM), que é o órgão que tem o poder de preservar a ordem pública, fiscalizar e punir.

Requião tem que retirar vídeos de site do Senado

A Justiça Eleitoral solicitou a retirada de dois vídeos de propaganda eleitoral da página do Senado do candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PMDB). Os vídeos estão hospedados no canal no Youtube de Maurício Requião (PMDB), filho do senador, e convocavam a juventude do partido à convenção estadual.

O juiz Lourival Pedro Chemin deu prazo de 24 horas para que os vídeos fossem retirados da página do Senado e o link desvinculado do órgão federal.

Justiça Eleitoral condena Beto Richa por propaganda antecipada

Hoje a Justiça Eleitoral condenou o candidato à reeleição, governador Beto Richa ao pagamento de multa de R$ 5 mil por propaganda antecipada durante a convenção partidária realizada no último dia 29. De acordo com a legislação eleitoral, a campanha só está autorizada 90 dias antes da eleição – neste ano, a partir do dia 5 de julho.

A decisão da Justiça Eleitoral atende o pedido da coligação Paraná Olhando Pra Frente, que tem a senadora Gleisi Hoffmann (PT) como candidata ao governo do Estado.

Outdoor fixado em frente ao local da convenção (Paraná Clube) exibia o nome e o número do candidato, além de já antecipar a identidade visual da campanha.

Na semana passada, o líder do governador Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), já havia sido condenado por propaganda ilícita. O deputado tucano também foi condenado ao pagamento de multa de R$ 5 mil.

Morta viva?

Uma menina de 3 anos que acordou durante seu próprio funeral nas Filipinas foi declarada morta novamente. O caso aconteceu na cidade de Aurora, em Zamboanga do Sul. Uma gravação em vídeo feita durante o velório e publicada na internet mostra os pais da criança correndo para retirá-la do caixão após um vizinho ter percebido que ela estava se mexendo.A menina foi socorrida.

Segundo Teelan, não há informações médicas oficiais de que a menina realmente chegou a estar viva após ter sido declarada morta pela primeira vez.

A família foi orientada a preparar o funeral rapidamente.

Parabéns, alemães!

Tenho reservas históricas com a Alemanha, mas essa Copa era para ser dela…

Então, se não tenho mais o que dizer, PARABÉNS!

alemanha

Messi, o melhor do Mundo

Ao melhor jogador do Mundo, meus mais sinceros votos de VIDA LONGA.

MESSI não é apenas o melhor do Mundo, é um homem humilde e com verdadeiros amigos. Um deles é Neymar, que mesmo estando fora da Copa por contusão e depois de ver seu País eliminado da competição, torceu para que a estrela de Messi brilhasse.

messi messi2

Vale lembrar o que disse meu admirável Neymar:

“Eu não estou torcendo pela Argentina, mas para dois companheiros. E um deles eu passei a admirar ainda mais. É um jogador de quem eu já gostava de longe, e passei a admirar também como pessoa. Vi que nos treinos ele é ainda mais especial do que nos jogos. Por isso a minha torcida é pelo Messi. Eu sou Messi Futebol Clube”, disse Neymar sobre a decisão da Copa.

O melhor homem do Mundo

Um dia o melhor homem do Mundo apareceu à minha porta. Já o conhecia de outros carnavais. Mas ele foi chegando de mansinho, foi me conquistando, me fazendo ver o quanto a vida pode ser maravilhosa, o quanto uma amizade só é verdadeira quando é amizade, o quanto a alegria nos toma os lábios quando temos ao lado alguém que nos faz bem…

Não, não exagero em dizer que era o melhor. Era austero, carinhoso, brilhante, afável, amante exemplar, amigo de todas as horas.

Mas a donzela não era a melhor do Mundo. Ela era arredia, de poucos amigos, verdadeira dama na sociedade e mulher ardente na cama. Juntos, se completavam até que ela não quisesse mais o máximo da complexidade daquele amor. Não que não o amasse, mas não o entendia. Acostumada que estava com as benesses da vida, sendo servida de chão em chão, se viu um pouco incompreendida e colocou travas naquele amor.

Eram travas profundas, grotescas e que não poderiam ser transportadas. Ela, uma mulher tão admirada na vida, apostou na sabedoria de sua própria loucura para dar lucidez à sua vida. Não aceitava não ser a única a festejar com ele a opinião de seus dias, nem acreditava que o carinho do rapaz fosse de fato algo com nome de amor.

Ele era mudo, cego e surdo – e tinha em outros braços a fonte de uma demência que não esquecia…

Ela era toda paixão, toda fantasia. Mas tinha aos seus pés os arcanjos que na guerra por ela enfrentariam tudo e se sacrificavam em amor. Não temiam o amor. Queriam o amor.

De dominada, passou a dominante e rompeu o silêncio com um não.

Ele se foi, sem deixar pistas, deixando saudades. E em seu peito a lembrança da dama que ficou para trás…

… e outros sete anos se passaram…

Festival do Hip Hop de Curitiba já começou

Começou hoje a 13ª edição do Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba, no Teatro Positivo. Serão três noites de apresentações, com 92 coreografias de 1.500 dançarinos.

O site oficial do evento é o www.fih2.com.br. Os ingressos para os espetáculos estão à venda através do site Disk Ingressos e custam a partir de R$ 20.

Inteligentes…

lu44

Meia pista da Graciosa está liberada!

Meia pista da Estrada da Graciosa foi, enfim, liberada para trânsito. A rodovia liga Curitiba ao Litoral e estava interditada desde março de 2014 por conta de queda de uma parte da pista. A conclusão total das obras na estrada está prevista para setembro deste ano.

O Governo do Estado informou que a estimativa de investimento total é de R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do km 12, onde ocorreu desabamento da barreira e, também, obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente e sustentar o sistema de drenagem.

TC emite parecer sobre irregularidades nas contas de Itaperuçu

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná emitiu parecer prévio apontando irregularidade nas contas de 2008 do Município de Itaperuçu (Região Metropolitana de Curitiba). Também foram aplicadas 23 multas a Osmário de Bonfim Castro e a José de Castro França – que eram os administradores então.

Entre as irregularidades estão a existência de déficit financeiro (num total de R$ 225 mil), falta de aplicação de 60% dos recursos do FUNDEB no pagamento de professores e nomeação de ocupante de cargo em comissão para a função de controlador interno.

Petraglia fica até dezembro de 2015

O Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense convoca os Associados que compõem a Assembleia Geral para se reunirem no dia 19 de julho de 2014, das 10 às 19 horas, no Estádio Joaquim Américo Guimarães.

O motivo? Ratificação da extensão do mandato dos atuais membros do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense pelo prazo de um ano até a realização das eleições para posse do novo Conselho Deliberativo na primeira quinzena de dezembro de 2015, conforme definido na Oitava Reunião Extraordinária de 17.03.2014.

Em resumo: Petraglia fica até dezembro de 2015.

petraglia2_assocap

Outro ponto que será discutido é o julgamento das contas do exercício de 2013 apresentadas pela Diretoria Executiva e do respectivo parecer do Conselho Fiscal.

Arena pode sediar UFC

A diretoria do CAP/SA agora tenta encontrar novas parcerias para o uso da Arena da Baixada. Estaria sendo negociada a possibilidade de trazer o Ultimate Fighting Championship (UFC numerado) para a Arena da Baixada.

Para que a parceria se concretize, no entanto, há duas opções. Uma é acelerar a construção da cobertura do teto retrátil. Outra é acelerar a construção da “Areninha”, que pelo projeto, deve ser uma Arena Multiuso, com capacidade para 10 mil pessoas, que poderá ser usada para shows, mas a conclusão está prevista apenas para o ano que vem.

Nos acordes do dia

Vou ficar até o fim do dia
Decorando tua geografia
E essa aventura
Em carne e osso
Deixa marcas no pescoço.
Faz a gente levitar.

Tens um não sei que de paraíso
E o corpo mais preciso
Que o mais lindo dos mortais.
Tens uma beleza infinita
E a boca mais bonita
Que a minha já tocou.

Luciana Genro hoje em Curitiba

A candidata à Presidência pelo Psol, Luciana Genro, está em Curitiba para o lançamento oficial da campanha de Bernardo Pilotto ao governo do Paraná e Luiz Piva ao Senado.

O lançamento oficial ao governo do Paraná e ao Senado Federal será 19h, na Rua Desembargador Westphalen, 485.

Justiça reconduz prefeito à administração de Loanda

O prefeito de Loanda, Flávio Accorsi, foi reconduzido ao cargo pela Justiça. Ele havia sido afastadp por suposto desvio de conduta tendo como alegação o uso irregular de maquinário da prefeitura. Accorsi teria provado que o uso foi dentro da legislação municipal.

A operação de limpeza teria ocorrido em terras arrendadas do prefeito, e com o auxílio de servidores municipais fora do horário de expediente, que foram remunerados particularmente pelos serviços.

O prefeito Flávio Accorsi é um senhor de quase 80 anos, com situação financeira confortável, médico por formação. Em 1976 aceitou o convite para concorrer ao cargo de prefeito, sendo eleito com a maioria dos votos. Naquela época, considerou que sua missão estava encerrada a frente do município, mas retornou à vida pública em 1986 e mais uma vez no ano de 2000. O que também ocorreu em 2012, desde quando exerce o cargo pela quarta vez.

Minha do Dia

Sou um bicho alucinado, sem parada, sem estada, sem aconchego!…

… as pequenas coisas me fascinam. As grandes me derrubam…

Enquanto vivo a confusão de meus dias, tento desvendar meus sentimentos. Inutilmente.

Não sei o que quero, como quero, porque quero. E enquanto quero, sigo o meu não ser, sem saber… #loucademimmesma

Eleitor pode acompanhar dados dos candidatos na Internet

A página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br) dispõe do link DivulgaCand 2014. Nele, os partidos políticos, coligações, candidatos e a população podem se informar sobre a quantidade e os dados dos candidatos que vão concorrer a todos os cargos das Eleições 2014.

No DivulgaCand 2014 é possível consultar o número de candidaturas por Estado e por cargo. Além de verificar a situação do pedido de registro do candidato, o sistema permite pesquisar informações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens do candidato, consulta a certidões criminais e previsão de gastos de campanha.

Acesse aqui o DivulgaCand 2014: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/divulgacao-de-candidaturas-divulgacand-2014.

Justiça impede que tarifa do pedágio caia em SJP

A concessionária Autopista Litoral Sul, que administra as rodovias entre Curitiba e Florianópolis, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – conseguiram derrubar a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de redução de 15% no preço do pedágio.

O TCU havia determinado que a tarifa baixasse de R$ 1,80 para R$ 1,50 para veículos de passeio a partir do mês de agosto nas praças instaladas no trecho entre São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba e Palhoça, em Santa Catarina.

O motivo? A concessionária não teria cumprido o cronograma de obras e prazos apresentado em 2013.

Minha do Dia

“Quando calamos, nem sempre é porque aceitamos algo. Na maior parte das vezes é exatamente porque não aceitamos, mas sabemos que nada adianta insistir. A ignorância e a pobreza de espírito tem caminho longo para mudança. Normalmente, não temos muito tempo para esperar…”

TRE divulga lista de candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou a lista com os nomes de 1.030 candidatos que vão disputar os cargos de deputado estadual e federal, senador e governador nas eleições de outubro no Paraná.

Três coligações majoritárias foram confirmadas: Paraná Olhando Para Frente (PRB/PDT/PT/PTN/PC doB), Paraná Com Governo (PMDB/PV) e Coligação Todos Pelo Paraná (PSDB/PROS/DEM/PSB/PSD/PTB/PP/PPS/PSC/PR/SD/PSL/PSDC/PMN/PHS/PEN/PTdoB).

Ao todo serão oito candidatos ao Governo do Estado, oito ao Senado com 16 suplentes, 727 candidatos a deputado estadual e 263 candidatos a deputado federal.

Confira lista: http://www.bonde.com.br/arquivos/eleicoes/eleicao2014.pdf.

Bicho solto…

Definição de uma amiga minha:

“Seu coração é bicho solto, indomável!”

É… faz sentido!…

Assaltados, passageiros ficam nus

Um ônibus de turismo foi assaltado na BR-277, próximo a Fernandes Pinheiro, na região Central do Paraná. O três assaltantes teriam obrigado os 26 passageiros a tirarem a roupa e a descerem do veículo. Os ladrões levaram celulares, dinheiro, além de pertences das vítimas. Ninguém ficou ferido.

O ônibus saiu de Antonina, no litoral do Paraná, e seguia para Foz do Iguaçu. O assalto durou cerca de 3 horas.

Dilma chega daqui a pouco em Curitiba

A presidente da República Dilma Rousseff chega daqui a pouco em Curitiba para participar da plenária estadual do Partido dos Trabalhadores. O encontro, no Teatro Positivo, terá ainda a participação do ex-presidente Lula e da candidata do PT ao governo do Paraná, Gleisi Hoffmann.

dilma

Parabéns, bravos!…

dia-do-bombeiro (8)

A do dia…

O amor não morre, dorme.

Secretário de Edgar Rossi terá que devolver dinheiro aos cofres públicos

O Tribunal de Contas (TC) do Estado do Paraná determinou a devolução de R$ 71.645,48 ao cofre estadual pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Matinhos, no litoral do Estado. O motivo? A entidade não comprovou a aplicação do valor repassado em 2011 pela Secretaria de Estado da Educação em atividades para portadores de necessidades especiais do Município.

A responsabilidade pelo ressarcimento é solidária entre a entidade e o presidente à época, Sérgio Luiz Cioli – atual secretário de Turismo da administração Edgar Rossi, em Pontal do Paraná. O valor a ser devolvido deverá ser corrigido.

A prestação de contas foi julgada irregular porque a Apae não apresentou ao TC documentos necessários à comprovação da aplicação regular do dinheiro na finalidade do convênio. Entre os documentos faltantes estavam plano de trabalho, termo de convênio e aditivos. Por conta da irregularidade, Sérgio Luiz Cioli recebeu multa de R$ 1.450,98.

Cabe recurso da decisão.

Casal que matou filha é condenado em Cascavel

A Justiça de Cascavel, no Oeste do Paraná, condenou a 77 anos e dois meses de prisão o casal acusado de assassinar a própria filha de cinco anos, em março do ano passado. Gilmar Lima, 23 anos e Vani de Fátima Trates, 27, foram julgados culpados. A menina foi morta por esganadura e sufocamento e jogada em um poço desativado. O corpo só foi encontrado um mês depois do desaparecimento.

No primeiro depoimento à polícia, a mãe (Vani), disse que teria dado a filha para uma desconhecida. Já o padrasto (Gilmar), disse que Rafaela havia sido colocada para adoção. Assim que o corpo foi encontrado, os dois alegaram que a criança foi jogada no poço porque morreu depois de cair e bater a cabeça, tese que foi derrubada pela perícia.

O motivo do crime não foi esclarecido, mesmo durante o inquérito policial.

Empresas precisam atualizar dados na Junta Comercial

Cerca de 32 mil empresas do Paraná devem atualizar seus dados até o dia 31 de julho na Junta Comercial para preservar o direito ao nome. Os empresários que ficarem sem atualizar os dados do registro da empresa durante mais de dez anos podem ser considerados inativos e perder o nome empresarial.

Atualmente, o Paraná tem 1 milhão de empresas em plena atividade, sendo 38% delas em Curitiba. Londrina vem em segundo lugar no ranking das cidades com o maior número de empresas ativas, com 4,7%. Os municípios de Maringá, 4,1%, Cascavel, 2,6%, e Ponta Grossa, 2,5%, completam a lista dos cinco municípios com o maior número de empreendimentos ativos.

PDT vai com PT no Paraná

A Executiva Estadual do PDT definiu coligação com o PT para as eleições de 2014. O partido ficou com a vice e indicou o ex-deputado Haroldo Ferreira para ser vice de Gleisi Hoffmann.

Na proporcional os partidos sairão coligados. A decisão é definitiva.

Erasmo na Fan Fest Curitiba

O cantor e compositor Erasmo Carlos estará em Curitiba neste sábado para a FIFA Fan Fest. A Pedreira Paulo Leminski terá capacidade ampliada para as quartas de final da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, 15 mil pulseiras serão distribuídas a partir das 9h no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço. Cada pessoa poderá receber até duas pulseiras, válidas apenas para o mesmo dia, sendo que uma será imediatamente colocada no braço e outra pode ser levada.

Os portões abrirão às 11h. Pouco depois, sobe ao palco a banda Hillbilly Rawhide. Às 13h, o telão exibe ao vivo o jogo entre França e Alemanha. Em seguida, é a vez do Relespública preparar o público para a partida entre Brasil e Colômbia, que começa às 17h. Depois tem mais show, com a banda MusiK.

erasmo-carlos

No sábado, os outros dois jogos das quartas de final acontecem entre os shows de Audac, Lou Dog e do tremendão Erasmo Carlos. Para este dia, serão distribuídas duas pulseiras por pessoa, também no Centro de Criatividade de Curitiba.

A do dia

“Às vezes você tem que esquecer o que você quer pra começar a entender o que você merece!”

Malucelli será suplente de Alvaro Dias

O empresário Joel Malucelli (PSD) foi confirmado como primeiro suplente na candidatura a reeleição do senador Álvaro Dias, do PSDB. Malucelli era pré-candidato ao governo do Estado e acertou com Beto Richa (PSDB).

PR terá nove candidatos ao governo do Estado

Nove candidatos ao governo do Paraná foram confirmados para concorrer nas eleições deste ano: sociólogo Bernardo Pilotto (PSOL), governador Beto Richa (PSDB), economista Geonísio Marinho (PRTB), senadora Gleisi Hoffmann (PT), advogado Ogier Buchi (PRP), senador Roberto Requião (PMDB), funcionário público Rodrigo Tomazini (PSTU), professora Silvana Souza (PCB) e advogado Túlio Bandeira (PTC).

Apostas lançadas?

PDT define agora a tarde futuro político

PDT ainda não definiu o futuro político para as eleições deste ano? De acordo com lideranças do partido, terminou em impasse a proposta de fechamento da aliança liderada pela senadora Gleisi Hoffmann, diante do convite formal do Partido dos Trabalhadores para que o Partido Democrático Trabalhista indicasse o candidato a vice-governador no lugar da candidatura anteriormente anunciada do vereador Jorge Bernardi para o Senado.

A direção partidária estadual deve voltar a se reunir nesta terça-feira a partir das 16h para definir uma adequada solução jurídica do imbróglio político sem prejuízo das perspectivas públicas e partidárias que a sigla seguirá sustentando.

A reunião foi aberta no início da tarde, sob a presidência do Doutor Haroldo Ferreira e presença do prefeito Gustavo Fruet assim como de praticamente todos os demais integrantes – inclusive os deputados Nelson Luersen, Andre Bueno e Fernando Scanavaca (líder da bancada).

Ratinho Junior é candidato a estadual

O deputado federal Ratinho Junior (PSC) vai manter a pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Paraná. Ele era cotado para vice de Beto Richa (PSDB). Partido não acertou a vice, mas continuará no apoio do atual governador.

PDT define daqui a pouco futuro político

A Executiva Estadual do PDT se reúne hoje, a partir das 14h, para concluir as definições do partido sobre a participação no processo eleitoral. A coligação na majoritária é a tônica dos debates de hoje.

pdt3

Kiska assume PSDB de Pontal

Amigo de longa data, o batalhador Paulo Kiska acaba de assumir a presidência do PSDB de Pontal do Paraná. Partido que sempre foi usado como trampolim político, agora o ninho tucano toma corpo e ganha uma face mais reluzente…

Paulinho, mesmo em partidos diferentes, contará sempre com minha amizade e parceria política no que diz respeito ao crescimento do nosso belo e amado Município.

paulo kiska

Vai que é tua, Julio Cesar!…

Foi difícil, mas foi nosso…

Quando começou a partida hoje entre o Brasil e o Chile, o peito já se apertou. Em campo, o mesmo grupo de sempre, que traz medos e arrepios de que o momento pode não ser o de vitória…

… de um lado, o goleiro Julio Cesar, que carregava em seus braços o estigma de um arqueiro com poucas chances de levar o Brasil à vitória. De outro lado, Marcelo, Fred e Hulk – que ainda não haviam mostrado o porquê estavam dentro de campo, o motivo pelo qual haviam sido escolhidos por Luiz Felipe Scolari como um dos melhores jogadores de futebol do País.

E o jogo começou. E a tensão aumentou. A Seleção não desenvolvia, o árbitro de forma nitidamente comprometida não marcava os lances a favor do Brasil, não via pênaltis e ganhou o troféu como o pior árbitro da Copa do Mundo ao anular o gol legítimo de Hulk – que mostrou que pode ficar verde de raiva e arrepiar uma partida. Hulk foi silencioso e maravilhoso, do começo da partida.

Mas quem dominou os 90 minutos de bola foi o Chile, apesar que teria perdido já no tempo regulamentar se não fosse a mãozinha direita e a outra, a esquerda, do juiz argentino.

A prorrogação foi o que faltava para mostrar que o Brasil poderia e deveria chegar lá. A Seleção jogou direitinho, marcou os jogadores chilenos, tocou bola e só não conseguiu chegar ao gol pela parada constante de bola com marcações de faltas a cada cinco segundos.

Tanto o árbitro, quanto os jogadores chilenos queriam levar a partida para os pênaltis. Talvez imaginando que o Brasil poderia ter bons jogadores, mas não tinha goleiro. Ledo engano. Julio Cesar foi o nome do Brasil hoje. Pegou três pênaltis e provou que para ser um ídolo precisa se ter técnica e sorte. As duas coisas precisam andar juntas.

Hoje, dou a mão à palmatória. Contra tudo, contra todos, o Brasil é mais Brasil. Contra tudo, contra todos, sou brasileira. Contra tudo, contra todos, jogamos bola e merecemos ir para as quartas de final.

Se vamos ser campeões, não sei. Mas hoje acredito ainda mais na Seleção do Felipão. E vamos que vamos. Vai que é tua, Julio Cesar! Vai que é tua, Neymar. Vai que é tua, Brasil!

PDT define agora futuro político no PR

O PDT decide daqui a pouco o futuro político do partido. A tendência é a de que o partido se coligue com o PT, dando apoio a Gleisi Hoffmann. No entanto, será também avaliada a possibilidade de coligação com o PMDB de Roberto Requião.

O partido não quer abrir mão da vaga do Senado na chapa majoritária. Os nomes cotados e que serão avaliados são: do vereador de Curitiba Jorge Bernardi (que cresceu este ano por conta da presidência da CPI dos Transportes) e do histórico Leo de Almeida Neves (com currículo invejável de vida austera nos mais diversos cargos que ocupou ao longo de sua vida). André Bueno – filho do prefeito de Cascavel Edgar Bueno – desistiu da candidatura dele por conta da aproximação natural na região Oeste com o governador Beto Richa.

O deputado estadual Nelson Luersen estará na reunião hoje. Ao todo são 11 dirigentes efetivos na Executiva Estadual.

Minha do Dia

Seu nome para mim é Saudade…

Não tenho medos, não faço planos, não tenho sonhos além daqueles que nas poucas horas de sono me invadem a alma em palavras desconexas…

Toco seu rosto, sinto seu cheiro e minha pele parece despertar sensações desconhecidas. Quero o que não tive jamais e faço de cada instante uma escada capaz de alcançar o distante, mas não impossível…

O que sinto? Melhor nem pensar, para não desistir de te amar.

Copel suspende temporariamente aumento de tarifa

Não é meio fora de hora. Pede-se o aumento, o governo federal concede e o governo do Paraná diz que não sabia de nada? Essa prática eu já vi…

Pois bem. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) pediu a suspensão do aumento médio de 35% na tarifa de energia elétrica, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que deveria ter entrado em vigor na última terça-feira. O motivo teria sido o percentual da tarifa. No final do mês de maio, a companhia solicitou um reajuste médio de 32% e o aprovado pela agência nacional foi de 35%.

O anúncio de suspensão do pedido de reajuste acontece após solicitação do governador Beto Richa (PSDB) que se disse surpreso com a notícia do aumento de 35% permitido pela Aneel.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, a Agência propõe apenas a tarifa máxima que cada distribuidora pode cobrar, com base nos dados enviados pela própria empresa, e que o governo é livre para decidir que valor deve aplicar. (Com informações da BandNews)

Fan Fest vai ser sábado com música e público limitado

Sábado vai ser um dia diferente para quem quer ir para a FIFA Fan Fest Curitiba. O primeiro dia das oitavas de final da Copa do Mundo, na Pedreira Paulo Leminski, começará mais cedo. Os portões abrirão mais cedo, às 10h, e será distribuída apenas uma pulseira de acesso por pessoa. As pulseiras estarão disponíveis no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço a partir das 9h. Os jogos no telão entre Brasil e Chile, às 13h, e Colômbia e Uruguai, às 17h, acontecem entre os shows dos grupos Rosa Armorial, Nevilton e Blindagem.

A distribuição de uma pulseira por pessoa será feita devido à limitação de público para 2 mil pessoas, definida antes mesmo do início da Copa do Mundo para a maior parte das datas da Fan Fest.

Sciarra é opção para vice de Beto Richa

O deputado estadual Ney Leprevost, líder e secretário geral do PSD do Paraná, afirmou que o nome indicado como opção para o cargo de vice-governador do PSDB é do deputado federal Eduardo Sciarra.

Eduardo Sciarra é deputado federal, foi Secretário Estadual da Industria e Comércio e Turismo entre 1998 e 2002.

TCU lista 200 inelegíveis no PR

Quase 200 paranaenses podem ficar inelegíveis nas eleições deste ano. O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou os gestores que tiveram alguma prestação de contas de recursos federais reprovada nos últimos oito anos. Em todo o País são mais de 10 mil processos envolvendo aproximadamente 6,6 mil pessoas como ex-prefeitos, ex-secretários e ex-gestores de diversos órgãos.

Os nomes listados podem ficar até oito anos sem poder concorrer a cargos eletivos. As pessoas citadas nos levantamentos não estão imediatamente impedidas de disputar a eleição, as listas servem como base para que partidos, coligações ou o Ministério Público Eleitoral peçam o impedimento do registro de algum nome. Quem determina se o candidato se torna inelegível ou não é o Tribunal Eleitoral.

Os links para acessar as listas completas são: www.tcu.gov.br, no link “Contas Julgadas Irregulares”. E www.tce.pr.gov.br na aba “Serviços”, clicar em seguida em “Documentos Oficiais” e, por fim, no link “Lista dos Agentes com Contas Irregulares”.

TC nomeia nova coordenadora geral

O Tribunal de Contas (TC) do Paraná nomeou a servidora de carreira Mauritânia Bogus Pereira como coordenadora geral do TC. Ela entrou no lugar de Luiz Bernardo Costa que foi detido em flagrante pelo Gaeco quando recebia uma suposta propina de R$ 200 mil. Ele pagou fiança e saiu da cadeia.

Em nota, o Tribunal de Contas disse que iniciou os procedimentos para avaliar quais são as providências cabíveis em relação ao caso. De acordo com as investigações do Ministério Público (MP), o dinheiro seria para facilitar a licitação do prédio anexo do Tribunal, que teve a construção orçada em mais de R$ 30 milhões.

Panacas?

Do twitter do senador Roberto Requião @requiaopmdb

Tem panaca que compra bonde, bilhete premiado, terreno na lua, e partido político que não está à venda. Né beto Richa? Né?

PDT marca posição e pode não se coligar com o PT no PR

O senador Osmar Dias, vice-presidente do Banco do Brasil e presidente licenciado do PDT, disse durante a Convenção Estadual que o partido não vai ser desrespeitado! A afirmação foi feita por conta da ausência do PT na convenção do partido, não mandando qualquer representante para acompanhar a deliberação dos convencionais. Osmar confessou ter sido procurado por Roberto Requião (PMDB) para uma aliança com vistas às eleições deste ano. Apesar da aproximação pessoal com a candidata petista Gleisi Hoffmann, Osmar não descartou apoio a outro candidato.

pdt3

Exatamente por isto não foi definido o apoio a qualquer candidato na convenção. A decisão caberá a Executiva Estadual, que terá até dia 30 para fazer as tratativas com o PT ou com o PMDB. O PDT quer a possibilidade de ter candidato ao Senado, já que tem três postulantes à vaga: o deputado estadual e jovem político André Bueno (filho do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno), o vereador de Curitiba Jorge Bernardi e o histórico Leo de Almeida Neves.

pdt1

O que o PT ainda não percebeu é que pode até bater o pé, mas o PDT não perde muito com a coligação na majoritária com o PMDB, por exemplo. E nem a candidata à presidência Dilma Rousseff – que contará com dois palanques no Paraná: o de Gleisi e o de Requião. Os dois senadores travam uma briga parlamentar e quem perder, não perde nada e volta para o cargo em Brasília.

pdt2

O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet deslumbra a situação atual como a mais favorável para a oposição ao governo Beto Richa (PSDB). Segundo ele, pela primeira vez na história do Paraná, a oposição poderá levar dois candidatos para o segundo turno – tirando o atual governante do páreo eleitoral. Se isto ocorrer, repete o quadro da prefeitura de Curitiba, onde Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC) foram para o segundo turno, contrariando a lógica de reeleição do então prefeito Luciano Ducci (PSB), apoiado pelo governador Beto.

pdt5

As fichas estão na mesa!…

“Nostalgiando…”

Não queria “nostalgiar”
Mas me pego em sons nostálgicos
Dizendo seu nome
E te vendo dizer meu nome
Para outra mulher…

Invento versos
Mudo palavras
Canto sem magia
Na ironia
Das voltas
Que a vida nos dá…

Se por ser sua amiga
Não poderia te amar,
Amo-te em segredo
Em suas páginas
A te admirar…

Luciana Genro é candidata a presidente

A Convenção Eleitoral do PSOL definiu, unanimemente, a candidatura da ex-deputada federal Luciana Genro como candidata à Presidência da República. O professor Jorge Paz será o vice.

A decisão foi tomada pelos 88 delegados presentes, os 61 membros do Diretório Nacional e 27 representantes dos estados.

Relator do processo contra André Vargas vai ouvir doleiro por videoconferência

André Vargas responde no colegiado à acusação de ter viajado em férias com a família para João Pessoa em jatinho pago pelo doleiro Alberto Youssef – preso na Operção Lava Jato da Polícia Federal.

André Vargas era o homem forte do PT do Paraná. No entanto, provou que de forte, apenas tinha a nomenclatura. Foi logo substituído após ficar clara sua ligação com o doleiro londrinense. E não adianta dizer que desconhecia que o homem era metido com o crime organizado. Yousseff já havia sido preso no passado, foi condenado por evasão de divisas, tendo atuado fortemente nas contas ilegais do antigo Banestado – Banco do Estado do Paraná. Portanto, se está pagando, está pagando devidamente por erro cometido e conscientemente.

Bullying pode ser crime contra honra

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que inclui a prática de bullying entre os crimes contra a honra.

O grande problema é o mal que o bullying faz para a vida inteira de uma criança. Uma Pesquisa aponta que o bullying afeta 13 por cento das crianças e dos adolescentes no ambiente escolar, sendo as meninas as que mais sofrem com o problema. É hora de acabarmos com essa prática. E os professores e o diretor das escolas são fundamentais nesta equação de um problema que é antigo.

Candidatos já estão certos para o governo do PR

Os nomes dos candidatos ao governo do Paraná já estão praticamente definidos. O Partido Verde (PV) lançou a deputada federal Rosane Ferreira ao governo do Paraná. O PDT decidiu por não lançar candidato próprio, mas tende pelo apoio à pré-candidata Gleisi Hoffmann (PT). No entanto, a Executiva Estadual vai conversar também com o candidato do PMDB, Roberto Requião. A ata da convenção do PDT está em aberto até o dia 30 de junho, data limite para apresentar as coligações ao Tribunal Regional Eleitoral.

pdt
O PSB, do ex-prefeito da capital Luciano Ducci, anunciou que vai apoiar Beto Richa (PSDB).O PSTU oficializou a candidatura de Rodrigo Tomazini ao governo do Paraná. O partido decidiu que terá chapa única, sem alianças para o primeiro turno.

Na semana passada, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros (PHS) foi o primeiro nome a ser lançado candidato pela coligação PHS-Pros. Pelo Psol, o servidor público federal Bernardo Pilotto foi anunciado como candidato ao governo estadual.

No dia 28 de junho (sábado) é a vez de PT e do PSDB fazerem as convenções e oficializarem as candidaturas de Gleisi Hoffmann (PT) e Beto Richa (PSDB). Também para o dia 28, está marcada a convenção do PSC de Ratinho Junior. Um dia depois (29, domingo), o PSD define se lança o empresário Joel Malucelli como candidato. No dia 30 (segunda), data limite para que ocorram as convenções, será a vez do partido Solidariedade, e a tendência é de uma coligação com o PSDB.

A Verdade News

Piadinha do Dia

lu134

PDT define candidato ao Senado

O PDT vai esquentar amanhã na convenção estadual. O grande enrosco será a candidatura ao Senado. O partido não abre mão de disputar a vaga do Senado e não a vice de Gleisi Hoffmann, como quer o PT.

O grande nome desta disputa é o deputado estadual André Bueno – que ao contrário do que diziam nos bastidores da política durante esta semana – é candidatíssimo a vaga. Nem mesmo os boatos o afastaram do pleito.

Também disputam a indicação os pedetistas Léo de Almeida Neves e Jorge Bernardi.
Bueno seria pré-candidato natural ao cargo de deputado, mas poderá emprestar o nome ao partido – se a convenção assim definir – em nome do trabalhismo e da educação do Paraná.

Não dá para perder!

Estarão presentes na convenção Osmar Dias (vice-presidente do Banco do Brasil), Haroldo Ferreira (presidente estadual), Gustavo Fruet (prefeito de Curitiba), Nelson Luersen (deputado estadual), André Bueno (pré-candidato ao Senado), Edgar Bueno (prefeito de Cascavel), Gleisi Hoffmann (candidato ao governo do Estado), entre outros. A convenção é às 9h, na Sociedade Thalia.

Dilma e Lula dia 3 em Curitiba

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula participam no próximo dia 3 de julho, em Curitiba, às 19h, de uma Plenária Estadual do PT-PR. O objetivo é mobilizar a militância petista do Paraná em torno das pré-candidaturas de Dilma à reeleição, da senadora Gleisi Hoffmann ao governo do Estado e dos pré-candidatos a deputado federal e estadual do partido.

O encontro é aberto para filiados, militantes e simpatizante do PT.

O local da plenária ainda não foi definido.

Gaeco prende coordenador do TC do PR

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu em flagrante o coordenador-geral do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), Luiz Bernardo Dias Costa, depois de receber R$ 200 mil em propina de um empreiteiro de São José dos Pinhais. Ele era o braço direito do presidente do TCE, conselheiro Artagão de Mattos Leão.

De acordo com o Gaeco, a propina foi paga por empresário ligado à construtora que venceu a concorrência pública para a construção de um anexo ao prédio do TC, no Centro Cívico.

O empresário Edenilso Rossi, também detido ontem. Ele é pré-candidato a deputado federal. Foi ele quem teria feito o repasse dos R$ 200 mil ao braço direito do presidente do TCE.

Bem, quem jamais imaginou que isso ocorreria dentro do TC?

Candidato ao governo pelo PSOL estará em Paranaguá e Pontal

O candidato ao governo do Paraná pelo Partido Socialismo e Liberdade Bernardo Pilotto estará em Paranaguá e logo após o almoço se dirige a Pontal do Paraná, onde participará do Seminário “Por um outro projeto de desenvolvimento: um debate socialista sobre o litoral do PR” , realizado pelo PSOL local.

O debate acontece no Auditório Municipal Balneário Primavera, a partir das 19h e faz parte do Ciclo de Seminários de Programa de Governo realizado pelo PSOL Paraná nas principais cidades do interior do Estado e também na capital Curitiba.
O Auditório Municipal Balneário Primavera fica localizado na Rua Tom Jobim. 380, em Balneário Primavera Pontal do Paraná.

IMG_9780

PMDB terá candidato ao governo no PR

Depois de grande polêmica e debates, o PMDB do Paraná decidiu lançar candidatura própria para o Governo do Estado nas eleições deste ano. O partido fez a convenção estadual que definiu os rumos para o pleito de outubro. A primeira decisão foi sobre a formação da chapa. Foram 319 votos a favor da candidatura própria e 250 pelo apoio ao atual governador, Beto Richa (PSDB). Quatro convencionais votaram nulo e um em branco.

O senador Roberto Requião (PMDB) deve ser o candidato do partido para governador. O partido define na sequência o nome do candidato a vice. A disputa é entre Elza Correia e Gilberto Martin, ambos de Londrina, no Norte do Estado. Marcelo Almeida, deputado federal, foi escolhido para disputar uma vaga no Senado Federal.

requiao

Piadinha do Dia…

lu104

PMDB Nacional pode intervir no PR

Saiu no Blog do Esmael Morais:

A executiva nacional do PMDB aprovou intervenção no diretório estadual do Tocantins proibindo coligação com o PSDB e garantindo candidatura própria.

Na mesma reunião peemedebista, foi criada uma comissão nacional liderada pelo deputado federal Mauro Mariani (SC) e pelo ex-senador mineiro Wellington Salgado. Eles vêm ao Paraná, nesta sexta-feira para garantir o instituto da candidatura própria do senador Roberto Requião ao governo do Paraná na convenção do partido.

Como se vê, o governador Beto Richa (PSDB) e a bancada estadual do PMDB perderam essa batalha para Requião. Segue o baile.

Nota da Blogueira: Sinceramente seria sensacional que a candidatura própria do PMDB fosse garantida até para a preservação da democracia e do espírito partidário. Basta agora esperar e contemplar o resultado da convenção estadual…

Dilma dá verba ao PR para aliviar sofrimento de atingidos pela chuva

A presidenta Dilma Rousseff estará daqui a pouco em União da Vitória, a 240 quilômetros de Curitiba, para acompanhar o trabalho de atendimento às famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias.

Mais cedo, o Ministério da Integração Nacional informou que o governo federal contabiliza R$ 3,9 milhões destinados ao Paraná para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas. Com isso, foram acatados integralmente os pedidos feitos até o momento pelo governo do Paraná.

Dos R$ 3,9 mi, a liberação de R$ 2,1 milhões foi autorizada hoje por meio de publicação no Diário Oficial da União. O recurso é destinado para a compra de mais 10.000 kits de alimentos (no valor de R$ 825,8 mil) e 8.000 kits dormitórios (no valor de R$ 1,3 milhão).

O Estado já foi atendido com 4.200 kits de alimentos (no valor de R$ 346,8 mil), 4.200 kits de dormitórios (no valor de R$ 649,8 mil), além de apoio com helicópteros do Exército Brasileiro (no valor de R$ 90 mil), implantação de três pontes móveis (no valor de R$ 570 mil) e ainda ações de socorro sob responsabilidade do Exército Brasileiro (no valor de R$ 105 mil).

União da Vitória foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas. Até a última sexta-feira o Rio Iguaçu havia subido 8 metros, afetando mais de 52 mil moradores. Aproximadamente 3 mil famílias – mais de 12 mil pessoas – ficaram desabrigadas.

Rolândia tem concurso para médicos

A prefeitura de Rolândia encaminhou à Câmara Municipal uma proposta para corrigir salários oferecidos a médicos no concurso público em andamento. Com baixo salários, as vagas para médicos não despertaram interesse dos candidatos. Agora, os organizadores do certame querem reajustar o salário para R$ 4 mil com 20% de insalubridade, fechando em R$ 4.900 reais.
As inscrições foram prorrogadas até dia 26 de junho.

O objetivo é preencher as 145 vagas de cargos de nível superior, médio, fundamental completo e fundamental incompleto. A prova será realizada no dia 27 de julho.

Inscrições podem ser feitas no site www.cops.uel.br, onde consta também o edital do concurso. Mais informações pelo fone (43) 3371-4740.

PSTU tem candidato à presidência da República

O PSTU lançou oficialmente a candidatura de José Maria de Almeida, o Zé Maria, à Presidência da República. A legenda escolheu ainda a professora e assistente social Cláudia Durans para vice-presidente.

Zé Maria tem sua história ligada à consolidação do sindicalismo no setor metalúrgico. Em 1982, concorreu a deputado estadual por São Paulo. Em seguida, deputado federal (1994) em Minas Gerais, e para presidente da República em 1998, 2002 e 2010. Ainda não conquistou qualquer mandato.

Maratona de Pontal marcada para Julho

Pontal do Paraná fará a 1ª MEIA MARATONA do Município no dia 20 e Julho. O percurso percorrido será de 21 quilômetros, entre Praia de Leste e Shangrilá. A largada será às 08h30. Poderão participar pessoas de ambos sexos, com idade superior a 18 anos de idade completos, devidamente inscritas.

A realização é da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte.

Contorno de Campo Largo será inaugurado na terça

O governador Beto Richa inaugura nesta terça-feira o último trecho de duplicação do Contorno de Campo Largo, na rodovia BR-277. Serão liberados os quatro quilômetros restantes do contorno, além da nova ponte sobre o Rio Itaqui e uma trincheira na PR-423.

O contorno de Campo Largo conta com 11 quilômetros de novas pistas, duas trincheiras, um viaduto, uma ponte e a modernização de dois viadutos. Em fevereiro, o governo estadual liberou os primeiros 7 quilômetros do trecho, além dos acessos por três viadutos e uma trincheira.

Litoral tem Internet gratuita durante Copa do Mundo

Os turistas e moradores do Litoral durante a Copa do Mundo podem acessar a internet sem fio gratuita da Copel Telecom até agosto. A conexão já pode ser realizada em pontos de Paranaguá, Pontal do Sul e Ilha do Mel, nas áreas próximas a postes identificados por um adesivo.

Ao tentar acessar a rede da Copel Telecom, o usuário deve preencher um cadastro informando dados básicos, como nome e CPF. Em seguida, receberá um login e uma senha para continuar a navegar.

Os postes com as estações de rádio amplificadoras do sinal de internet são interligadas por fibras ópticas da Copel Telecom e permitem acesso sem fio à internet em um raio de aproximadamente 200 metros por meio de laptop, celular, tablet ou qualquer outro equipamento habilitado a operar em redes sem fio.

Confira os pontos com wi-fi da Copel Telecom em Paranaguá:
• Praça 29 de Julho (próximo ao acesso para Ilha de Valadares e Aquário);
• Praça Fernando Amaro (Centro Histórico);
• Praça Eufrásio Corrêa (Leões e Prefeitura Municipal);
• Santuário Nossa Senhora do Rocio (em frente à Igreja Católica).

Em Pontal do Sul:
• Embarcadouro para as ilhas

Na Ilha do Mel:
• Encantadas e Brasília (ancoradouros e locais de recepção de turistas)

Requião diz em Londrina que vencerá convenção dia 20

Faltando uma semana para a convenção estadual do partido, o senador Roberto Requião (PMDB) reuniu correligionários em Londrina para defender a candidatura própria ao governo do Paraná.

Requião afirmou que tem o apoio da maioria dos delegados da legenda e negou que tenha buscado dialogar com o ex-governador e desafeto, Orlando Pessuti (PMDB), que também se apresenta como pré-candidato.

Espermas podem morrercom radiação de celular

Olha que interessante.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, aponta que carregar o telefone celular no bolso pode contribuir para a infertilidade masculina, afetando a qualidade do esperma. Portanto, se você é homem e quer ter filhos, cuidado! Foram analisadas 1.492 amostras de espermas vindas de clinicas de fertilização.

As amostras expostas à radiação do celular tiveram redução de 9% na viabilidade (sobrevivência) dos espermatozoides.

Raias são encontradas na Baía de Paranaguá

A pesquisadora catarinense Andrielli Medeiros, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), registrou a presença de raias mantas na área de influência do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. Estas raias chegam a ter sete metros de comprimento entre uma nadadeira e outra. A baía paranaense é o único lugar onde está confirmada a ocorrência dessa espécie.

Ainda de acordo com Andrielli, as raias mantas nadam na coluna d´água, batendo as nadadeiras, como se “voassem”. Elas Também saltam para fora da água, saltos únicos ou duplos, geralmente batendo o dorso (costas) na água, como ocorre na baia de Paranaguá.

Como indica a pesquisadora, a melhor maneira para avistá-las é sentar na beira da praia da Vila da Ilha das Peças e observar o mar. “O salto ocorre de repente e se quem tiver sorte poderá ver dois saltos. Os nativos falam que não pode apontar para a manta saltando, senão elas não realizam o segundo salto”, conta ela.
As imagens do “Projeto Raia Manta” estão disponíveis no site projetoraiamanta.wix.com/promantas.

Minha do Dia

Você não é meu namorado. Tampouco pensamos em algo como um futuro juntos…

 

… no entanto, tem sido o meu motivo de sorrir, quando meu mundo parece cair!…

Coreografia certeira

Entidades criticam projeto no Senado que quer extinguir cargo de delegado

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – FENADEPOL, entidades nacionais de classe dos Delegados de Polícia Federal e a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL do Brasil, tornam pública a presente NOTA DE REPÚDIO, em razão dos fatos a seguir descritos:

A Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR, emitiu a Nota Técnica nº 21/2014, dirigida ao Senado Federal, em face da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 73/2013, que altera a redação do Parágrafo 1º do art. 144 da Constituição Federal, “determinando que a Polícia Federal é órgão estruturado em carreira única”, além de propor a extinção do cargo de DELEGADO.

As entidades signatárias representando todos os Delegados de Policia do Brasil REPUDIAM, com veemência, essa tentativa canhestra da associação classista dos Procuradores da República que, de maneira torpe e corporativista visa tão somente buscar a exclusividade absoluta do poder investigatório criminal, atribuído constitucionalmente à Polícia Judiciária (Federal e Civil).

A associação dos Procuradores defende a pura e simples eliminação do cargo de Delegado de Polícia, instituto centenário do sistema jurídico brasileiro, o qual exerce função essencial à Justiça e é o primeiro garantidor dos direitos fundamentais do cidadão.

Visando enganar a sociedade brasileira e o parlamento, a ANPR se utiliza de inverdades, pois ao contrário do que afirma, o Delegado de Polícia, autoridade de natureza policial e jurídica, coordena e comanda, pessoal e efetivamente, os demais policiais, tanto em trabalhos externos como internos, determinando e realizando todo o tipo de diligência necessária, enfrentando o crime organizado com risco à sua própria vida.

Trata-se de manobra daqueles que tem o interesse de desestruturar as bem-sucedidas operações policiais da PF, ações legítimas dos policiais federais e suas equipes, que gozam de maciço apoio popular de uma sociedade cansada de ver o triunfo da corrupção. Transformar agentes federais, em um toque de mágica, em delegados, como quer a ANPR, fere o princípio do concurso público e repercutirá negativamente na estrutura da PF, prejudicando as investigações.

Se a carreira única fosse algo tão bom quanto apregoa a ANPR, os técnicos e analistas do Ministério Público, subordinados aos procuradores e que auxiliam na elaboração das acusações e peças, deveriam também ser promovidos automaticamente a Procurador da República, em um cargo único. Ou seja, o remédio proposto pela ANPR para a Polícia Federal, caso fosse bom, já deveria ter sido implantado no próprio seio do Ministério Público – coisa que está longe de acontecer pelo próprio absurdo da situação. Não há nenhuma carreira, sob a égide da Constituição da República de 1988, que tenha conseguido burlar ou fazer “trem da alegria” sob o pretexto de melhorias. Melhoramentos concretos se fazem de outro jeito, com práticas que não burlam os pilares da sociedade, como quer a ANPR.

É sabido, mediante inúmeras pesquisas de opinião, que a Polícia Federal é tida como uma das instituições mais eficientes e confiáveis perante a sociedade brasileira, mercê da seriedade e dedicação com que desempenha suas atribuições. As grandes operações desenvolvidas nos últimos anos, comandadas por Delegados de Polícia Federal, são prova evidente disso, quer na repressão ao tráfico de drogas e armas, quer no combate à corrupção, à sonegação fiscal, à lavagem de dinheiro e à evasão de divisas e, ainda, à pedofilia e ao tráfico internacional de seres humanos.

E pior, a ANPR propõe a perigosa eliminação da “infundada divisão hierárquica da Polícia Federal”, um dos sustentáculos, juntamente com a disciplina, de todos os segmentos armados do poder público. Sem esses dois componentes, hierarquia e disciplina, tais instituições podem tornar-se verdadeiros e incontroláveis bandos armados, possibilitando graves riscos para a sociedade. Recentes episódios nos estados da Bahia e de Pernambuco, envolvendo policiais militares, bem retratam tal possibilidade.

Assim, a ADPF, a ADEPOL do Brasil e a FENADEPOL reiteram sua confiança no Congresso Nacional e na sociedade brasileira, que saberão reconhecer a importância da atuação do Delegado de Polícia para a persecução criminal, preservando suas prerrogativas, recentemente reafirmadas com o advento da Lei nº 12.830/2013, definindo o que é melhor para o Brasil.

* Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) / Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL) / Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL do Brasil)