notícias

62% dos acidentes envolvendo carros têm relação com a falta de manutenção dos veículos

A manutenção de um veículo é fundamental para garantir um trânsito seguro. Dados do programa de Check-up Gratuito Carro 100% revelam que 62% dos carros verificados na avaliação gratuita apresentaram pelo menos um defeito em itens de segurança, como freios, suspensão e faróis. Na amostragem foi possível verificar que 38% dos carros tinham alguma deficiência nos freios – o que pode causar um grave acidente.  Aproximadamente 8% e 9% dos veículos tinham algum problema na suspensão (amortecedor, coxins e molas) e no fluido de freio, respectivamente.

“Em condições normais, a 50 km por hora, o motorista deve manter a distância de 45 metros do carro da frente. Já quando as lonas estão desgastadas com o uso, a frenagem fica mais difícil e o risco de acidente aumenta, uma vez que o componente não corresponde com a mesma eficiência quando as lonas estão em bom estado de uso”, afirmou o coordenador do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), Antônio Carlos Bento.

Uma das conclusões da pesquisa é a de que o motorista não tem o hábito de fazer manutenção preventiva. No entanto, a manutenção preventiva é 30% mais barata do que a corretiva, além de garantir a segurança do veículo.

Confira os sistemas e componentes com maior índice de falhas:

– Correias auxiliares – 51,30%

– Sistema de arrefecimento – 44,40%

– Correia dentada – 43,20%

– Limpador e lavador de para-brisa – 41,60%

– Vazamento de óleo do motor – 35,10%

– Lâmpadas de faróis principais – 31,20%

– Emissões de gases poluentes – 23,10%

– Embreagem e sistema de acionamento – 20,50%

O levantamento aponta que 80% dos motoristas levam o veículo para revisão nos primeiros dois anos de uso. A partir de três anos, esse índice cai para 59%; com cinco anos, só 51% faz manutenção preventiva; e acima de 10 anos, apenas 45%. Com mais de 20 anos de idade, 39% disseram levar o veículo a uma oficina para revisão. O que indica um perigo significativo – já que quanto mais tempo de uso do veículo, mais chances de manutenção.

Portanto, previna-se e evite acidentes!

Tagged , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *