notícias, política

54% dos brasileiros não querem Bolsonaro nem Haddad na presidência do Brasil

Faltando poucos dias da eleição, pouco mais da metade dos eleitores brasileiros não pretende votar em Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).  De acordo com a pesquisa presidencial mais recente, da CNT/MDA, a dupla soma 45,8% das intenções de voto – o capitão da reserva tem 28,2% e o petista, 17,6%. A sondagem ainda aponta 12,3% de indecisos. Outros 28,5% afirmaram que vão votar nos demais 11 candidatos. E há 13,4% de brancos e nulos. Esse contingente de 54,2% do eleitorado não aderiu, pelo menos até a realização da pesquisa, a polarização Bolsonaro x Haddad.

Bolsonaro tem jogado suas redes para pescar o fluido eleitorado de nomes mais próximos ao centro, como Geraldo Alckmin (PSDB) e Alvaro Dias (Podemos). Ao reforçar o antipetismo e tumultuar o ambiente com críticas à credibilidade da urna eletrônica, convoca mais gente à luta contra Lula. Do outro lado, Haddad tenta convencer que é o único caminho viável para evitar o extremismo de Bolsonaro. Mas sem deixar o viés petista.

Visualizando o  panorama dos outros candidatos, Alckmin está reduzido a 6,1% e Marina Silva (Rede), a 4,1%. Nesse mosaico, há ainda os fragmentos de João Amoêdo (Novo), com 2,8%, Alvaro, 1,9%, Henrique Meirelles (MDB), 1,7% e os 1,1% somados de Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU).

Um exercício matemático e ideológico mostra que uma união de esforços entre eleitores de Alckmin, Marina, Amoêdo, Alvaro e Meirelles concentraria 16,6% das intenções de voto. Para mudar a situação, o quinteto precisaria de uma atitude drástica. Abrir mão da candidatura para criar barulho e apoiar o candidato que pode reunir todo o centro e a centro-esquerda: Ciro Gomes.

A pesquisa foi realizada pelo CNT/MDA de 12/set a 15/set/2018 com 2.002 entrevistados (Brasil). Contratada pela CONFEDERACAO NACIONAL DO TRANSPORTE. Registro no TSE: BR-04362/2018. Margem de erro: 2,2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

Tagged , , , , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *