notícias, política

Bibinho em maus lençóis

O fato de ficar calado e não entrar para delação premiada, fez com que o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa, Abib Mighel, o “Bibinho”, fosse condenado a cumprir 255 anos e seis meses de prisão e o pagamento de multa de cerca de R$ 1,5 milhão por lavagem de dinheiro. Bibinho – que está preso em Curitiba – foi acusado pelo Ministério Público (MP) estadual de comandar um esquema de desvio de dinheiro do Legislativo, através da contratação de funcionários “fantasmas”. O caso foi primeiramente denunciado aqui, neste blog. Um ano depois, ganhou as páginas da Gazeta do Povo e matérias na RPC com a série “Diários Secretos”.

São 59 atos de lavagem de dinheiro ocorridos de 2000 a 2010 e realizados por organização criminosa comandada pelo ex-diretor, segundo o Ministério Público. Dos 11 denunciados, outros sete foram condenados, dois foram absolvidos e um morreu durante o processo. As penas de todos os réus, somadas, passam de 637 anos. Os oito condenados também estão proibidos de exercer cargo ou função pública.

A sentença decretou ainda o ressarcimento dos prejuízos ao erário e a perda de bens do ex-diretor-geral, de suas empresas e de terceiros envolvidos nos fatos. Foi decretada a perda de 114 imóveis, 70 veículos, maquinários e valores em dinheiro. Todos sabem que muito mais pessoas estavam envolvidas, mas Bibinho deixou que tudo caísse sobre suas costas como se tivesse orquestrado todo o esquema na Assembleia Legislativa.

O esquema era de contratação de funcionários que nem trabalhavam na Assembleia. Alguns não tinham ideia de que estavam com o nome sendo usado neste esquema. O dinheiro iria para conta dos envolvidos.

Tagged , , , ,

About Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.
View all posts by Luciana Pombo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *